No ar como Gaspar, em Amor Perfeito, Thiago Lacerda viveu na pele o que muitas pessoas sofrem em busca do sonho americano. Ele foi preso pelos policiais que controlavam as fronteiras dos Estados Unidos.

Amor Perfeito - Thiago Lacerda
Reprodução / Globo

O fato aconteceu na época da novela América, escrita por Gloria Perez e exibida pela Globo em 2005. A trama narrava a vida de Sol, interpretada por Deborah Secco (foto abaixo), que sonhava com uma vida melhor na terra do Tio Sam.

[anuncio_1]

Laboratório

América - Deborah Secco
Divulgação / Globo

No folhetim em questão, Thiago Lacerda vivia o atravessador Alex. Na ocasião, o ator e alguns integrantes da equipe enfrentaram situações adversas, como as temperaturas em torno de – 4º C e a suspeita de policiais estadunidenses.

O galã estava na companhia do diretor geral Jayme Monjardim e de uma produtora, desenvolvendo o trabalho de pesquisa para o início da produção, quando foi detido.

Em nome da lei

América - Deborah Secco e Thiago Lacerda
Renato Rocha Miranda / Globo

Thiago, Jayme e a produtora gravavam imagens do posto de fronteira do México com os Estados Unidos – que englobava as cidades de Juarez, na capital mexicana, e El Paso, no estado do Texas (EUA).

Vistos como suspeitos, eles foram abordados pelos guardas e levados para detenção. Eles ficaram presos por cerca de seis horas.

Se a intenção era pesquisar a fundo o que os imigrantes passam nas fronteiras para chegar ao outro lado, o trio voltou ao Brasil com larga experiência…

Inspiração em casos reais

Travessia - Gloria Perez
Fábio Rocha / Globo

Gloria Perez (foto acima), aliás, contou que teve a ideia de abordar o assunto em seu folhetim justamente por avistar uma fila de imigração em um aeroporto. Ela pode conversar com diversos imigrantes.

“E essas coisas foram me fascinando. Comecei a reparar como é forte essa coisa do sonho americano. O que as pessoas arriscam, o que elas jogam pro alto pra conseguir chegar lá, certas de que vão ter a chance que não tiveram. Então achei que tinha que contar essa experiência”, relatou ao Memória Globo, em 2021.

Jayme Monjardim, no entanto, apesar de vivenciar tal realidade, acabou deixando a produção cerca de um mês após a estreia em meio aos problemas de audiência e os conflitos com a autora, com quem havia feito O Clone (2001).

Apesar do êxito conquistado após uma série de mudanças no enredo e na produção, América nunca foi reprisada pela Globo. A novela está disponível no Globoplay.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor