Responsável por viver o criminoso Guto em Alma Gêmea (2005), atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Alexandre Barillari acabou indo parar em um presídio de verdade, assim como o vilão da trama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos destaques do folhetim de Walcyr Carrasco, o ator fez bastante sucesso por conta do personagem, que é cúmplice de Cristina (Flávia Alessandra) nas maldades que ela comete para separar Rafael (Eduardo Moscovis) de Serena (Priscila Fantin) durante toda a trama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, quem vê a interpretação de Barillari na trama, nem imagina o que ele passou para chegar até ali. Antes de dar vida ao bandido, ele passou por uma experiência curiosa e ficou em um presídio durante três dias para entrar no universo do personagem que marcou a sua carreira.
Experiência na cadeia
Após ganhar o papel em Alma Gêmea, o ator decidiu mergulhar no universo do personagem para compor Guto. Assim, ele seguiu uma sugestão de sua irmã, a psiquiatra Adriana Barillari.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Para “entrar de cabeça” no novo trabalho, ele permaneceu durante três dias no presídio Ary Franco, na Zona Oeste do Rio, onde Adriana trabalhava na época. Na cadeia, ele visitou as celas e conversou com 12 presos, conseguindo material para dar vida ao personagem.
“O universo do personagem, por motivos óbvios, é diferente do meu. (…) No que se diz respeito ao Guto, porém, precisava saber, mais do que qualquer outra coisa, o que motiva uma pessoa a puxar o gatilho… Li todos os compêndios de psiquiatria que a minha irmã emprestou, mas achei pouco…”, contou ele em entrevista ao jornal Gazeta Digital do dia 10 de julho de 2005.
“Antes de mais nada, busquei detentos que tivessem um perfil parecido com o do Guto. Traficantes de drogas, por exemplo, não me interessavam. As histórias em si até que são parecidas. O componente passional é sempre muito forte. (…) Ou, se preferir, o amor é cego! A maneira como os presos se comportavam também é interessante: o volume de voz era sempre baixo, o tom grave e os braços permaneciam cruzados”, relatou.
Ator se surpreendeu na prisão
Na trama, o personagem interpretado por Alexandre Barillari assassina Luna (Liliana Castro) logo no início, durante um assalto para roubar as joias cobiçadas por Cristina. Após anos, ele continua aliado à Cristina, dessa vez para destruir Serena, a reencarnação de Luna.
Em Alma Gêmea, Guto só se arrependeu de seus crimes depois que foi traído por Cristina e entregou as maldades dela. Ao conversar com os presidiários durante o laboratório para o personagem, no entanto, ele foi surpreendido pelos relatos dos detentos quando a maioria deles afirmou não ter arrependimento por seus crimes.
“Não podia forçar ninguém a falar comigo, mas dava segurança a eles, que estava lá por causa de um trabalho, não tinha o sentido de remissão de penas. Surpreendentemente, eles abriram seu coração comigo e me contaram suas histórias”, contou.
Por onde anda Alexandre Barillari, o Guto de Alma Gêmea?
Após o grande sucesso como Guto em Alma Gêmea, Alexandre Barillari deixou a Globo e fez novelas no SBT e na Record – nesta última, permaneceu dez anos, durante 2007 e 2017.
O retorno à Globo aconteceu em Nos Tempos do Imperador (2021), que é sua última novela até o momento. Depois disso, ele só teve um trabalho no cinema, com papel no filme Amado (2022).