Grande sucesso da faixa das seis da Globo em 2004, Cabocla está de volta! O remake da novela de Benedito Ruy Barbosa ganhou uma Edição Especial nas tardes da emissora desde segunda-feira (26).

Vanessa Giácomo e Malvino Salvador em Cabocla
Vanessa Giácomo e Malvino Salvador em Cabocla

A trama se passa em Vila da Mata, um lugarejo rural que é o palco da rivalidade política entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça).

É ali também que se desenvolvem as histórias de amor entre Zuca (Vanessa Giácomo) e Luis Jerônimo (Daniel de Oliveira), e também de Neco (Danton Mello) e Belinha (Regiane Alves).

Mas onde fica Vila da Mata? Saiba onde foi gravada a trama da Globo:

Onde foi gravada a novela Cabocla?

As primeiras gravações de Cabocla começaram na fazenda em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. As sequências envolveram Generosa (Vera Holtz), Tina (Maria Flor), Tomé (Eriberto Leão) e Tobias (Malvino Salvador).

A equipe da novela também esteve em Visconde de Mauá, na divisa do Rio de Janeiro e Minas Gerais. No lugar, foi gravada a sequência inicial do primeiro capítulo da novela, que mostra a raia de corrida de cavalos que Tobias e Tomé disputam.

Já em Bananal, no interior de São Paulo, foram gravadas as primeiras cenas de Zuca. Depois, a equipe seguiu para Campinas, rodando cenas na estação de trem Carlos Gomes. No local, foram gravadas as cenas da chegada de Luís Jerônimo a Pau D’Alho, e o primeiro encontro de Neco e Belinha.

Vila da Mata existe? Pau D’Alho existe?

Oscar Magrini, Tony Ramos e Umberto Magnani em Cabocla
Oscar Magrini, Tony Ramos e Umberto Magnani em Cabocla

Cabocla se passa na cidade de Pau D’Alho e na Vila da Mata, lugares fictícios. Para criá-las, a Globo construiu duas cidades cenográficas que, juntas, somavam mais de 10 mil metros quadrados.

Também foram construídas toda a área do sítio de Felício (Sebastião Vasconcelos), localizado numa fazenda no bairro de Santa Cruz, a escola onde Mariquinha (Carolina Kasting) leciona e uma venda do local, situada em Guaratiba.

“O fato de ter duas cidades cenográficas não é nada comum. Acabou acontecendo pela própria necessidade da história”, revelou Mário Monteiro, cenógrafo e diretor de arte de Cabocla, na época da novela.

“O Zé Luís [Villamarim] e o Papinha [Rogério Gomes] (diretores) foram para Minas Gerais e trouxeram várias ideias de locações, mas, em termos de produção, seria muito complicado gravar tudo lá. A gente teria que interferir, tirar todos os elementos contemporâneos das cidades, tirar iluminação elétrica”, contou o cenógrafo.

Qual a história de Cabocla?

Baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, Cabocla foi escrita por Benedito Ruy Barbosa originalmente em 1979. Já a nova versão foi desenvolvida por Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, filhas de Benedito, sob supervisão do pai.

Na trama, Luís Jerônimo é um jovem advogado que é mandado para o interior para respirar ar puro e curar uma lesão no pulmão. Em Vila da Mata, ele conhece e se apaixona por Zuca, que, por sua vez, é noiva de Tobias.

Luís vai viver na casa do primo, o coronel Boanerges, que é rival do coronel Justino. A rivalidade política fica ainda mais intensa quando Belinha, filha de Boanerges, e Neco, filho de Justino, se apaixonam.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor