Apesar de ser uma obra de ficção, Fuzuê terá ecos de uma realidade dolorosa em seus últimos capítulos. A trama de Gustavo Reiz será finalizada com um festival de impunidade envolvendo os vilões da história. Mas, ao mesmo tempo, mostrará um personagem pobre mofando na cadeia.

Ruan Aguiar e Giovana Cordeiro em Fuzuê
Merreca (Ruan Aguiar) e Luna (Giovana Cordeiro) em Fuzuê (Reprodução / Globo)

Grande vilã da trama, Preciosa (Marina Ruy Barbosa) conseguirá colocar a mão no tesouro que sempre quis e terminará a história por cima. Já Merreca (Ruan Aguiar), um ex-bandido buscando se regenerar, será condenado à prisão.

[anuncio_1]

Julgamento

 

No penúltimo capítulo de Fuzuê, que vai ao ar nesta quinta-feira (29), Merreca não vai escapar do tribunal. O rapaz foi preso acusado de ter matado Julião (Romulo Arantes Neto) e acaba condenado.

“Julgo procedente a pretensão punitiva estatal deduzida na denúncia para condenar Maurício Santos nas sanções descritas no art. 121 do Código Penal, pelo que fixo a pena no mínimo legal, qual seja seis anos de reclusão e multa”, decreta a juíza.

“O regime inicial de cumprimento será o fechado ante a gravidade do crime e a repercussão social, não se revelando adequada a semiliberdade”, completa ela, garantindo que Merreca cumpra a pena em regime fechado.

[anuncio_2]

Regenerado

Ruan Aguiar em Fuzuê
Ruan Aguiar em Fuzuê (Divulgação / Globo)

A punição a Merreca acontece quando o personagem de Ruan Aguiar cumpre um arco de redenção que foi desenhado logo no início de Fuzuê. A princípio, o rapaz era um bandidinho que tocava o terror no Bairro de Fátima. Mas, aos poucos, ele foi saindo da vida do crime.

O amor de Soraya (Heslaine Vieira), a amizade de Luna (Giovana Cordeiro) e o afeto de Maria Navalha (Olívia Araújo) foram fundamentais neste processo. Esta última, inclusive, se dispôs a pagar os estudos do rapaz para que ele se tornasse advogado, como sempre sonhou.

Mas, claro, as boas intenções não apagam o passado de crimes de Merreca. Ou seja, o final do personagem é justo. Só é estranho ele ter ido a julgamento pela morte de Julião, que, na verdade, foi um acidente. Merreca merecia, sim, uma condenação, mas não por isso.

[anuncio_3]

Ricos e impunes

Felipe Simas e Marina Ruy Barbosa em Fuzuê
Felipe Simas e Marina Ruy Barbosa em Fuzuê (Divulgação / Globo)

Além disso, Merreca deve ser o único personagem de Fuzuê a pagar pelos seus crimes na cadeia. Afinal, os vilões César (Leopoldo Pacheco) e Pascoal (Juliano Cazarré) vão escapar do xilindró para um duelo final, que culminará com a morte dos dois. César, inclusive, morrerá como herói, salvando a vida de Luna e Preciosa.

Mas o final mais absurdo é o de Preciosa. Se não houver surpresas de última hora, a personagem vai conseguir a senha do banco de Pascoal e colocará a mão no dinheiro que o bandido roubou de Maria Navalha. Dinheiro este que era parte do tesouro da Dama de Ouro (Zezé Motta), que foi alvo de cobiça da vilã ao longo de toda a trama.

Ao conseguir a grana, Preciosa zarpará num cruzeiro com Heitor (Felipe Simas). Ou seja, a vilã que passou por cima de todo mundo e fez os maiores absurdos para ficar com o tesouro terminará recompensada. Afinal, o dinheiro do tesouro ficará com ela e Preciosa encerrará a história rica e poderosa. Então o crime compensa?

Ou seja, enquanto Merreca mofa na cadeia, Preciosa sai por aí curtindo a vida e torrando um dinheiro que é fruto de um roubo. Triste, mas algo bastante possível na vida real…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor