Assédio, demissão, doença rara e reclusão: a vida de José Mayer depois de deixar a Globo

No dia 15 de janeiro de 2019, a Rede Globo anunciou a saída do ator José Mayer de seus quadros após 35 anos de contrato.

Mayer foi acusado de assédio sexual pela figurinista Su Tonani, que trabalhava na emissora durante as gravações da novela A Lei do Amor, em 2016, última produção dele na casa.

Após a denúncia, feita em março de 2017, Mayer foi suspenso das novelas por tempo indeterminado e ficou na geladeira até o final do contrato. Posteriormente, ele desculpou-se pelo ocorrido em carta aberta para o público.



“Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas”, disse o ator no texto.

“”A única coisa que posso pedir a Susllem, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança”, concluiu.



“Depois de mais de 35 anos de uma trajetória iniciada na novela Guerra dos Sexos, em 1983, com participação em mais de 40 obras, entre novelas, séries, minisséries e especiais, a Globo e o ator José Mayer informam o fim da parceria, de comum acordo, no final de 2018″, disse o comunicado enviado pela emissora na época da dispensa.

Desde então, o ator sumiu da mídia e se isolou, junto com a família, em um sítio onde passou a morar. Recusou, inclusive, a visita de muitos amigos. “Não estou no momento de dar entrevistas, mas estou bem. Estou de férias. Tô na minha”, declarou, em certa ocasião, à jornalista Keila Jimenez.



Em julho de 2018, ele foi diagnosticado com uma doença rara e incurável, a granulomatose com poliangiite, que pode ser mantida sob controle a partir do diagnóstico precoce.

Atualmente com 70 anos, Mayer voltou a aparecer na tela da Globo com a reprise de Fina Estampa, produzida em 2011. A novela voltou ao ar por causa da pandemia do novo coronavírus, que obrigou a interrupção das gravações de Amor de Mãe.

No papel do vilão Pereirinha, marido de Griselda (Lília Cabral), Mayer iniciou sua participação na trama há alguns dias e, pelos comentários observados nas redes sociais, o público aprovou o seu “retorno”. Muita gente, inclusive, comentou que gostaria de ver o ator novamente em novelas da emissora.





Deixe sua opinião


Leia também