Em entrevista ao jornal Expresso, de Portugal, em abril de 1998, Lima Duarte (na foto abaixo, com Bianca Bin em O Outro Lado do Paraíso) resolveu falar sobre suas aventuras amorosas. No entanto, algumas declarações geraram polêmica com as atrizes envolvidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma delas foi Maitê Proença, que contracenou com o astro em O Salvador da Pátria. Ele vivia o boia fria Sassá Mutema, enquanto ela vivia a doce professora Clotide. Apaixonados, viveram uma história de amor na trama de Lauro César Muniz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, na conversa com o jornal português, Lima disse que teria se envolvido com a atriz também nos bastidores.
“Fui perdidamente apaixonado. Tivemos uma paixão louca, um amor muito grande”, declarou o ator.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Questionada pelo Jornal do Brasil, Maitê negou qualquer envolvimento amoroso com o astro.
“O que ele falou não é verdade, mas não vou desmentir. Ele que viva as experiências dele, as transforme e fale delas da maneira que achar melhor. Se ele acha que viveu um caso de amor comigo, não posso fazer nada”, enfatizou.
Conversa recente
Mais recentemente, quando a novela foi exibida pelo canal Viva, Lima mandou um recado para a atriz.
“Vi você, linda, deslumbrante. Um anjo! E pensar que foi por causa da sua juventude, quase meninice, que nós nos amamos… eu amei! Com certeza por causa da minha meia idade. Que momentos felizes! O Sassá Mutema chega ao ponto de entregar a vida por esse amor. Não cheguei a esse ponto, mas te ofereci muito na minha capacidade interpretativa. E cheguei naquela culminância por sua causa, só por sua causa… e te ver de novo, linda, não diria que te amei outra vez porque nunca deixei de te amar”, exclamou.
Emocionada, a atriz respondeu à altura:
“Aquelas lembranças são muito especiais. Ficaram carimbadas como as grandes coisas ficam. (…) Você é um homem muito especial, único, não há outro com a mesma pulsação, vigor, encantamento pelas coisas. Eu também amei você, e amo ainda. Por tudo o que foi e tudo o que permaneceu. (…) Era muito bom no final do dia, quando ia tirar o figurino, tinha no arco dos sapatos, você dava um jeito de escrever poemas ali. Todos os dias tinha um poema novo. (…) O que foi ainda é, para sempre, com muito amor!”, citou.
Revolta
Na mesma entrevista ao jornal português, Lima Duarte também arrumou encrenca com Betty Faria. O ator contou que se apaixonou realmente pela musa quando eles contracenaram em Pecado Capital (1975). Na trama, ele vivia o empresário Salviano Lisboa, enquanto ela era a jovem modelo Lucinha.
“A gente começou a viver essa paixão na vida real, mas eu estava recém-casado com uma mulher que havia investido tudo em mim, a Mara, e fiquei com ela”, declarou Lima.
Betty ficou possessa com o depoimento e tratou de desmentir.
“Não aceito, não admito, é calúnia. Quando fiz Pecado capital estava muito bem-casada com o Daniel Filho. E nunca fui mulher de trair marido. Eu saía dos casamentos”, disparou a veterana em entrevista ao Jornal do Brasil de 6 de maio daquele ano.
“Velho broxa e gagá”
Na mesma época, ela também falou sobre o fato para a revista Istoé, ameaçando processar o ator pelas declarações.
“Não sou mulher de romance clandestino. Sempre assumi as besteiras que fiz. Lima Duarte jogou lama numa época linda de minha vida, em que estava casada com Daniel e era muito feliz. Isso é coisa de um velho broxa e gagá”, detonou.
O ator acabou admitindo que não teve um envolvimento amoroso com Betty nessa reportagem.
“Desenvolvi um imenso amor por ela através de meu personagem, mas nunca me envolvi com a Betty”, comentou.
Um mês depois, em 24 de maio de 1998, a entrevista ainda repercutia. Ao jornal O Globo, Lima Duarte disse que foi mal interpretado e que estava pensando até em deixar a televisão.
Isso, evidentemente, acabou não acontecendo – o ator continua na ativa, aos 92 anos, tendo participado recentemente da série Aruanas e da primeira fase da novela Além da Ilusão, ambas da Globo.