Veterano enfrentou drama pessoal durante Mulheres Apaixonadas

Mulheres Apaixonadas - Oswaldo Louzada

Oswaldo Louzada como Leopoldo em Mulheres Apaixonadas (Divulgação / Globo)

Intérprete de Leopoldo em Mulheres Apaixonadas (2003), trama em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Oswaldo Louzada passou por um momento difícil durante as gravações da trama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Oswaldo Louzada como Leopoldo em Mulheres Apaixonadas (Divulgação / Globo)

Alvo das maldades de Dóris (Regiane Alves) no folhetim que a Globo exibiu originalmente às nove, o ator ficou deprimido na vida real por conta de um problema familiar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apoio

Oswaldo Louzada (Leopoldo), Regiane Alves (Dóris) e Carmen Silva (Flora) em Mulheres Apaixonadas (Divulgação / Globo)

Junto com a atriz Carmen Silva, o veterano formou o casal Leopoldo e Flora, que emocionou o Brasil na narrativa de Manoel Carlos ao ser vítima dos maus-tratos da neta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Então com 90 anos, Louzada seguiu nas gravações mesmo diante de um dilema envolvendo sua irmã. Ela teve uma doença e ele acabou ficando muito deprimido com a situação.

Diante dos problemas pessoais do ator, a Globo o cercou de cuidados. Oswaldo passou a receber todas as atenções durante os trabalhos de Mulheres Apaixonadas.

Entrou para a história

Carmen Silva (Flora) e Oswaldo Louzada (Leopoldo) em Mulheres Apaixonadas (Reprodução / Globo)

Cabe lembrar que o casal de idosos da ficção marcou a história ao influenciar a vida real. Por causa dos maus-tratos de Dóris contra os avós, o Congresso voltou a discutir a criação do Estatuto do Idoso.

Após pressão popular, a lei que protege e garante direitos aos idosos foi aprovada pelos parlamentares e sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda em 2003.

Última novela

Reginaldo Faria (Jonas), Joana Fomm (Carmem Maura) e Oswaldo Louzada (Padre Eusébio) em Vamp (Nelson Di Rago / Globo)

Mulheres Apaixonadas foi a última novela que Oswaldo Louzada participou; o mesmo aconteceu com Carmem Silva. Os dois estiveram em outro trabalho na Globo, o humorístico Zorra Total.

Com idade avançada e problemas de saúde, Oswaldo Louzada morreu em 2008, aos 95 anos. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos – na época, ele lutava contra um câncer de pulmão. Carmem faleceu dois meses depois, aos 92 anos, também por falência múltipla dos órgãos.

Conhecido como Louzadinha, o ator acumulou mais de 60 anos de carreira na televisão. Ele estreou em 1956, na extinta TV Tupi. Na Globo, esteve em novelas como Estúpido Cupido (1976), Locomotivas (1977), Champagne (1983), Vamp (1991), Cara & Coroa (1995), Uga-Uga (2000), entre outras produções.

Autor(a):

Sair da versão mobile