Paulo Gorgulho passou 16 anos longe da Globo, onde iniciou sua carreira na TV – em 1984, através da minissérie Anarquistas, Graças a Deus.

Amor Perfeito - Paulo Gorgulho
João Miguel Júnior / Globo

O ator, hoje no elenco de Amor Perfeito, novela das seis, precisou fazer teste para garantir o retorno à emissora.

[anuncio_1]

Veterano enfrentou teste

Segunda Chamada - Paulo Gorgulho
Mauricio Fidalgo / Globo

Após 12 anos na Record, Paulo voltou à Globo com o chamado da diretora artística Joana Jabace, responsável pela série Segunda Chamada (2019).

“Joana tinha muita certeza e muita segurança do que ela queria. E ela me colocou isso desde sempre. Acho bacana. [Ela disse] ‘Você está no mercado de novo, tem um personagem aqui, quero uma coisa específica pra ele. Você se importa de testar?’. Eu falei: ‘De jeito nenhum’. E a coisa foi evoluindo, a coisa veio”, contou Paulo ao portal Notícias da TV, por ocasião da estreia da série.

“Fui muito bem recebido, muito generosa e simpaticamente, de braços abertos pela Joana”, acrescentou.

Participação afetiva em remake

Pantanal - Irandhir Santos e Paulo Gorgulho
João Miguel Júnior / Globo

Gorgulho encarnou Jacinto Queiroz Araújo, o Jaci, nas duas temporadas de Segunda Chamada. O enredo retratava uma escola localizada na periferia de São Paulo, especificamente as aulas noturnas do EJA (Educação de Jovens Adultos).

Os dramas de alunos que conciliavam a conclusão do ensino médio com o trabalho e a família eram acompanhados pelos conflitos dos professores; Jaci atuava como diretor do colégio.

Logo após o fim das gravações, Paulo Gorgulho foi convidado para uma participação afetiva no remake de Pantanal (2022). A versão original, produzida pela Manchete em 1990, projetou a carreira do ator.

Trajetória

Pantanal - Ingra Lyberato e Paulo Gorgulho
Divulgação / Manchete

Na trama que abalou a liderança da Globo, o artista viveu José Leôncio na primeira fase e José Lucas de Nada na segunda. Ele já havia brilhado na Manchete, na pele de outro José, um dos protagonistas de Carmem (1987).

Em 1991, Paulo voltou à Globo. Ele estrelou tramas como O Dono do Mundo (1991), Despedida de Solteiro (1992), Fera Ferida (1993), Quem é Você (1996), Zazá (1997), Malhação (1999), Coração de Estudante (2002) e Agora é Que São Elas (2003).

Gorgulho assinou com a Record em 2005, para interpretar o vilão Manoel Lemos, de Essas Mulheres. Outros títulos marcantes deste período foram Bicho do Mato (2006), Caminhos do Coração (2007), Os Dez Mandamentos (2015) e Belaventura (2017).

Vivo ou morto?

Amor Perfeito - Mariana Ximenes
Paulo Belote / Globo

No momento, Paulo Gorgulho vive Leonel Rubião em Amor Perfeito. Ao que tudo indica, o dono do Grande Hotel Budapeste está vivo e deve voltar em breve para punir Gilda (Mariana Ximenes), a responsável pelo tiro que quase o matou.

Por conta do crime cometido pela vilã, Marê (Camila Queiroz), filha de Leonel, passou anos na cadeia. A prisão da moça acabou por afastá-la do pequeno Marcelino (Levi Asaf), fruto do relacionamento dela com Orlando (Diogo Almeida).

Amor Perfeito é escrita por Duca Rachid, Júlio Fischer e Elisio Lopes Jr e conta com direção artística de André Câmara.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor