Tonico Pereira (na foto abaixo, ao lado de Tony Tornado) se consagrou ao viver o Mendonça, o amigo puxa-saco de Lineu (Marco Nanini) no seriado A Grande Família (2002-2014). Recentemente, o ator esteve no ar como o Frei Leão, de Amor Perfeito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar trabalhar na Globo há quase 50 anos, o veterano já passou maus bocados na vida pessoal. Ele chegou a vender tudo que tinha na tentativa de trocar a sua prótese peniana.
Precisando de dinheiro
O ator, que iniciou a carreira atuando em grupos de teatro amador, imaginou que conseguiria sobreviver do dinheiro do teatro e no cinema. No entanto, quando o veterano descobriu que isso não seria o suficiente para garantir sua estabilidade financeira, ele decidiu trabalhar na TV.
Sua estreia no veículo ocorreu em 1974, na novela O Espigão, na qual fez uma pequena participação especial. Porém, isso lhe abriu muitas portas na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Em entrevista ao canal Sem Frescura, do Youtube, em 10 de maio de 2020, Pereira relembrou que o papel interpretado por ele no folhetim foi oferecido a dois atores conhecidos, que não aceitaram por ser um papel pequeno. Como era um personagem que desencadeava o fim da novela e ficaria no ar apenas uma semana e meia, Tonico acabou aceitando o convite, pois, como ele mesmo disso, estava numa “merda danada”.
Pior salário
Na mesma entrevista, o artista aproveitou para criticar seu salário, afirmando ser o pior daquele período.
“Nunca ganhei bem”, afirmou o veterano à repórter Fernanda Piacentini. “Agora (2020) eu não ganho mal, mas na época fiquei muito tempo sendo o pior cachê da Globo”, disparou.
No entanto, Tonico reconheceu que foi graças ao canal dos Marinho que ele conquistou tudo que tem hoje em dia.
“Se eu fosse um ator só de teatro, ou só de cinema, olha, já teria morrido. Foi a Globo que, me dando plano de saúde, me dando apoio, me tirou dois cânceres e um tumor benigno. Quer dizer, me permitiu fazer três operações, fora as hemorroidas, fora o joelho, fora não sei o quê. Em suma, a Globo me fez criar as minhas filhas”, assegurou.
Falência
Em 2022, o ator passou por uma crise financeira e precisou se desfazer de vários bens. Em conversa com o jornal Folha de S.Paulo, Pereira contou que precisou vender cinco de seus carros antigos para conseguir se manter e quitar dívidas.
“Estou praticamente falido”, desabafou ele à publicação.
Tonico Pereira também teve seus empreendimentos, como uma peixaria, uma loja de parafusos, automóveis e até um bar. Até o seu brechó, que ele mantém na zona sul do Rio, também anda mal das pernas.
No mesmo ano, o veterano ainda chegou a gravar o longa O Velho Fusca e atuou no monólogo O Julgamento de Sócrates, que estava em cartaz no Rio de Janeiro, mas isso não foi o suficiente para que ele saísse do vermelho.
“Não está dando lucro. Somos vítimas dessa situação, que é pandêmica e governamental. Os proprietários aumentaram o aluguel. É uma loucura isso, não existe solidariedade nenhuma”, explicou.
Prótese peniana
Com o agravamento da crise, Tonico Pereira revelou que não havia conseguido levantar o valor necessário para fazer a fazer a troca da sua prótese peniana, que custa R$ 25 mil. Vale ressaltar que esse valor é apenas da cirurgia e não inclui a prótese em si e muito menos os custos hospitalares. Por conta disso, ele precisou adiar a operação.
O ator de 75 anos nunca escondeu do público que possui uma prótese íntima, tanto que ele deixou-se fotografar com ela há cerca de nove anos, quando ele posou pelado para o fotógrafo Terry Richardson.