Há exatamente 22 anos, a Globo exibia o último capítulo de mais uma novela das oito de sucesso. O que pouca gente sabe é que a versão original dessa trama provavelmente nunca mais será vista.
Exibida entre 20 de setembro de 1999 e 2 de junho de 2000, Terra Nostra foi mais um fenômeno de audiência de Benedito Ruy Barbosa, depois do autor ter colhido os frutos do imenso sucesso de O Rei do Gado, em 1996.
A novela foi dirigida por Jayme Monjardim e teve o romance de Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) como foco central de uma trama que contou um pouco sobre a imigração italiana no Brasil. Além dos protagonistas, outros personagens conquistaram o país.
A reprise da novela no canal Viva, em 2019, gerou reclamações de telespectadores nas redes sociais. Isso porque foi disponibilizada a versão internacional da produção, que conta com 150 capítulos, ao contrário da original, que teve 221 episódios.
Quando chegou a vez da trama estrear no Globoplay, em 2020, foi realizado o mesmo expediente.
Barriga menor
Vale ressaltar que, nos dois casos, muitos telespectadores acharam que a trama ficou menos maçante com os cortes, já que foram eliminadas muitas “barrigas”.
Independente dessas discussões, o fato é que a versão original da novela provavelmente nunca mais será vista em nenhum canal ou plataforma por causa de direitos autorais relacionados com a trilha sonora internacional da obra.
Em nota enviada ao site NaTelinha em 11 de abril de 2019, o canal Viva confirmou esses problemas.
“Após o título ser selecionado e a checagem de direitos autorais realizada, o Viva se deparou com impedimentos relacionados aos direitos autorais. A versão que está no ar, com 150 capítulos, é a exibida internacionalmente pela Globo e a única disponível – sem prejuízos à trama”, dizia o comunicado.
Mesmo editada, Terra Nostra foi vendida para mais de 100 países no início dos anos 2000 e se tornou uma das novelas mais exportadas da emissora. Essa versão também levou o canal Viva à liderança de audiência na faixa.