Bem diferente: a versão secreta de Mundo da Lua que nunca foi exibida

27/09/2021 às 3h20

Por: Thell de Castro
Imagem PreCarregada

Um dos maiores sucessos da premiada programação infantil da TV Cultura, a série Mundo da Lua poderia ter tido uma trajetória totalmente diferente. Isso porque foram gravados quatro episódios com uma proposta diferente daquela que foi levada ao ar e obteve muita repercussão – inclusive na Globo. Esses quatro episódios, que continuam inéditos até hoje, traziam o personagem de Antonio Fagundes sem bigode.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criada por Flávio de Souza (que também vivia o personagem Dudu), Mundo da Lua estreou no dia 6 de outubro de 1991 e foi exibida até 27 de setembro de 1992, com 52 episódios transmitidos aos domingos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A produção, que chegou a ser o programa mais visto da Cultura, contava com nomes de peso, como Antonio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri, cedidos pela Globo, e o garoto Luciano Amaral, eternizado no papel de Lucas Silva e Silva.

Mas, antes de encontrar o formato definitivo, a Cultura produziu uma primeira versão, que se passava em um apartamento – e não em uma casa.

LEIA TAMBÉM:

Boa parte do elenco era a mesma, mas Etty Fraser fazia Ivone, avó de Lucas (depois vivia por Liana Duval). Posteriormente, Fraser apareceu na série como Iolanda, tia-avó do garoto. Outro ator também seria o avô Orlando, papel eternizado por Guarnieri. Mais um detalhe: Rogério (Antonio Fagundes) não usava bigode. Até o modelo do gravador usado por Lucas seria diferente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como não ficou satisfeita com os resultados, a emissora promoveu várias mudanças na série, chegando ao formato considerado ideal.

Exibição na Globo

A série custou US$ 800 mil na época. A Cultura investiu US$ 300 mil e o restante foi bancado pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) e pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Lucas estudava no Sesi, onde seu pai, Rogério, dava aulas.

A Globo não participou da produção, apenas cedeu alguns artistas de seu elenco. Além de Fagundes e Guarnieri, participaram da série Lucinha Lins, Laura Cardoso e Edson Celulari, entre outros contratados da emissora. Em troca, fez um acordo com a Cultura. Após a exibição original da série, também poderia mostrá-la em sua programação.

E assim foi feito a partir do começo de 1993, quando Mundo da Lua entrou no lugar do programa de Sérgio Mallandro, a partir das 8h, dividindo a grade com reprises do Xou da Xuxa – vale lembrar que a apresentadora encerrou seu programa matinal diário em 31 de dezembro de 1992. Pouco tempo depois, em abril de 1993, estreou nesse horário a TV Colosso, que ficou no ar até 1997.

Mundo da Lua, por sua vez, já teve inúmeras exibições na Cultura e pode ser vista até hoje, diariamente, no canal Rá Tim Bum, também da Fundação Padre Anchieta.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.