André Santana

Silvio Santos não tem mais batido ponto no SBT e passou o comando de seu tradicional programa dominical para Patrícia Abravanel. A “filha número quatro”, portanto, se tornou a sucessora do pai no comando do “auditório mais feminino do Brasil”. E tem ido muito bem na missão, diga-se.

Programa Silvio Santos
Silvio Santos no comando de seu programa (Reprodução / SBT)

No entanto, é preciso reconhecer que Celso Portiolli é quem pode ser considerado o verdadeiro sucessor de Silvio Santos. É o apresentador do Domingo Legal que vem se mostrando o mais prestigiado animador do SBT, dando sequência a vários dos êxitos alcançados por Silvio Santos em sua emissora.

Três fatos provam que é Celso o principal sucessor de Silvio Santos na grade do SBT. Veja:

[anuncio_1]

Formatos consagrados

Show do Milhão - Celso Portiolli
Celso Portiolli no Show do Milhão (divulgação/SBT)

Atualmente, Celso Portiolli comanda o Domingo Legal, que tem no game Passa ou Repassa o seu carro-chefe. Nem todo mundo lembra, mas foi o próprio Silvio Santos quem comandou a primeira versão do jogo de perguntas e respostas, nos anos 1980. Só depois é que o game ganhou o comando de Gugu, Angélica e Celso.

Além disso, há dois anos, Celso Portiolli foi o escolhido para comandar uma nova temporada do Show do Milhão, outro formato de sucesso comandado inicialmente por Silvio Santos. O apresentador foi bastante elogiado por sua performance.

Aliás, o próprio Domingo Legal atual lembra o antigo Programa Silvio Santos: uma sucessão de game shows, como se fossem vários programas em um. Trata-se de um formato que Silvio Santos consagrou.

[anuncio_2]

Líder de audiência

Celso Portiolli no Passa ou Repassa com Ratinho e Carlos Alberto de Nóbrega
Carlos Alberto de Nóbrega, Celso Portiolli e Ratinho no Passa ou Repassa (Reprodução / SBT)

Foi Silvio Santos quem transformou o domingo da TV brasileira em um dia nobre. O enorme sucesso do Programa Silvio Santos, que estreou na TV Paulista e passou por vários outros canais, inclusive a Globo, fez com que o domingo se tornasse sinônimo de programa de auditório na TV.

O animador e empresário, portanto, foi líder de audiência neste dia por muitos e muitos anos. Tanto que, ao deixar a Globo, o apresentador se tornou um problema para a própria Globo, já que Silvio Santos levou a audiência com ele. A Globo só conseguiu driblar a hegemonia do apresentador ao lançar o Domingão do Faustão, no final dos anos 1980.

Nos dias de hoje, o SBT perdeu muita audiência, mas sua programação dominical continua relevante. E é justamente o Domingo Legal, de Celso Portiolli, que dá trabalho aos concorrentes. Não raro, a atração belisca a liderança no horário em vários momentos, dando dor de cabeça à Globo. É o único dominical do SBT a alcançar tal feito.

[anuncio_3]

Horário nobre

Show do Milhão - Celso Portiolli
Celso Portiolli no Show do Milhão (Divulgação / SBT)

Além dos domingos, Silvio Santos também ocupou outros dias da semana no SBT. Durante anos, o dono do Baú comandou vários game shows no horário nobre, sobretudo nas noites de quarta-feira, servindo como contraprogramação ao futebol da Globo.

Silvio esteve à frente do Show do Milhão, Eu Compro o Seu Televisor, Topa ou Não Topa, Roda a Roda, Jogo das Fichas e tantos outros programas nas noites de quarta. Agora, será a vez de Celso Portiolli ocupar o espaço.

O apresentador vai comandar o game Topa um Acordo Pague Menos às quartas-feiras, a partir do dia 11 de outubro. Com isso, vai retomar uma antiga tradição de Silvio Santos e do próprio SBT.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor