Vale do Catimbau: saiba onde foi gravada a novela Mar do Sertão
22/08/2022 às 9h15
Uma das propostas de Mar do Sertão, nova novela das seis da Globo, é mostrar ao Brasil as belezas naturais do país, muitas vezes desconhecidas do grande público. Como a trama de Mário Teixeira se passa numa pequena cidade do interior do Nordeste, a trama buscará retratar as belas paisagens do sertão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para isso, a equipe de Mar do Sertão, liderada pelo diretor artístico Allan Fiterman e pelo diretor geral Pedro Brenelli, viajou para Pernambuco e Alagoas para captar imagens e gravar algumas sequências com parte do elenco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Aproveitamos ao máximo os dias em que estivemos pelo sertão nordestino para captar as melhores e mais lindas imagens da região. Ao longo da novela, passaremos mais tempo trabalhando nos estúdios e cidades cenográficas dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, então, viajamos com o objetivo de iniciar o projeto completamente mergulhados no ambiente onde a obra se desenrola, e também de captar muitas cenas de stock shot e de paisagens para usarmos ao longo da trama. Estou tentando trazer para a novela poesia na imagem”, explica o diretor Allan Fiterman.
Agreste
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de quarta, 27 de novembro
● Resumo Força de Mulher: tudo sobre o capítulo de quarta, 27 de novembro
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de quarta, 27 de novembro
O início dos trabalhos aconteceu no Vale do Catimbau, em Pernambuco, situado entre o Agreste e o Sertão pernambucano. Trata-se do maior parque arqueológico do Brasil, contando com sítios arqueológicos, grutas, cemitérios pré-históricos e pinturas rupestres com mais de seis mil anos.
Os trabalhos na região mobilizaram os atores Isadora Cruz, Sérgio Guizé e Renato Góes, que vivem os protagonistas Candoca, Zé Paulino e Tertulinho. Enrique Diaz, Everaldo Pontes (Adamastor), Pedro Lamin e Lucas Galvino também participaram das sequências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os mesmos atores também gravaram cenas em Piranhas, Alagoas, em sequências que buscaram valorizar as belezas do Rio São Francisco. A equipe também captou imagens da pequena cidade, cujo centro histórico serviu para a criação da fictícia Canta Pedra, onde se passa a novela.
Cenografia
A viagem pelo Nordeste serviu para que a equipe criativa de Mar do Sertão buscasse elementos característicos da região, de modo a reproduzi-los com a maior veracidade possível nos Estúdios Globo.
“Absorvemos bastante tudo o que vimos durante a nossa viagem ao Nordeste. Nossa história é uma fábula, o que nos dá certa liberdade de criação, mas não queríamos perder as características da cultura nordestina. Fomos a Recife e a Olinda, em mercados e ateliês, em busca de material e ficamos prestando atenção aos detalhes e aos costumes, em como funciona aquele universo”, conta Flávia Cristófaro, responsável pela produção de arte da novela. “Trouxemos amostras de terra para termos como referência na construção dos nossos cenários”, complementa o cenógrafo Paulo Renato.
O trabalho de pesquisa foi fundamental para a criação de Canta Pedra. Paulo Renato explica que a fazenda Palmeiral, por exemplo, mesmo estando numa região seca, tem mais verde do que as propriedades no entorno, já que o coronel Tertúlio (José de Abreu) é dono do único açude da cidade.
“Foi uma das formas de destacarmos o poder do coronel. A imponência dessa família também está na propriedade da fazenda, que é um casarão assobradado, bem típico do nordeste”, afirma o cenógrafo.
Escrita por Mário Teixeira e dirigida por Allan Fiterman, Mar do Sertão é a nova novela das seis da Globo. A trama estreou no dia 22 de agosto, substituindo Além da Ilusão.