Não é exagero dizer que Vai na Fé chega ao seu capítulo de número 100 com mais acertos do que erros. A novela das sete escrita por Rosane Svartman, além de ter uma história envolvente, divertida e emocionante, conta com elementos típicos das novelas da faixa.

Pablo Sanábio, Fabio Assunção e Marina Ruy Barbosa - Totalmente Demais
Divulgação / Globo

Uma das principais características do folhetim é suas inúmeras referências a outras novelas. Desde a estreia, Vai na Fé já recebeu personagens de várias outras tramas da Globo. A próxima “participação especial” na trama será a de Max, personagem de Pablo Sanábio (na foto acima, com Fábio Assunção e Marina Ruy Barbosa) em Totalmente Demais (2015).

[anuncio_1]

Retorno sete anos depois

Pablo Sanábio e Marina Ruy Barbosa - Totalmente Demais
Divulgação / Globo

De acordo com informações do colunista Zean Bravo, do jornal Extra, o personagem Max, de Totalmente Demais (2015) será o próximo personagem de outra novela a dar as caras no folhetim das sete.

Ainda não se sabe ao acerto qual será sua função. Entretanto, sabe-se que o personagem aparecerá na trama de Clara (Regiane Alves) e Helena (Piscila Sztejnman), que estão caminhando para iniciarem um relacionamento homoafetivo – assunto do qual Max entende bem, pois enfrentou sua família por conta de sua orientação sexual na novela de 2015.

O ator, por sua vez, declarou que está feliz com o retorno do personagem sete anos depois. Recentemente, ele esteve em Sob Pressão e na novela Cara e Coragem.

“Foi emocionante reviver um personagem que foi tão importante na minha carreira e é tão querido pelo público. Foi uma experiência maravilhosa dar vida ao Max sete anos depois que Totalmente Demais foi gravada”, comemorou.

Novidade no primeiro capítulo

Vai na Fé - Carolina Dieckmann, Deborah Secco, Diego Montez e Samuel de Assis
Manoella Mello / Globo

A inserção de personagens de outras novelas, o chamado “crossover”, aconteceu logo no primeiro capítulo da novela das sete. Na ocasião, William (Diego Montez), de Bom Sucesso (2019), ressurgiu na novela ao lado de Alexia Máximo (Deborah Secco), de Salve-se Quem Puder (2020).

O retorno dos personagens queridos pelo público em suas respectivas novelas aconteceu em um contexto não tão divertido assim. O rapaz surgiu como empresário de Alexia, a acompanhando na busca por serviços jurídicos do escritório de Lumiar (Carolina Dieckmann) e Ben (Samuel de Assis), logo após a atriz ter sido vítima de violência doméstica.

William fez tanto sucesso que voltou a aparecer em Vai na Fé capítulos depois, em uma trama arquitetada por Érika (Letícia Salles), que se tornou uma de suas assessoradas. Ele foi acusado injustamente de ter um caso com Lui Lorenzo (José Loreto) após uma notícia falsa publicada na internet pela fofoqueira.

Grata surpresa

Mar do Sertão - Heloísa Jorge
Divulgação / Globo

O mais recente exemplo de inserção de um personagem já conhecido em Vai na Fé aconteceu com a “aparição-surpresa” de Dagmar (Heloisa Jorge), personagem que se destacou em Mar do Sertão (2022).

Na trama, a pastora surgiu participando como convidada de um culto especial na igreja de Piedade, frequentada por Sol (Sheron Menezzes), Marlene (Elisa Lucinda) e toda a família da mocinha.

Foi um movimento bonito da personagem que, em sua novela de origem, retornou à fictícia cidade de Canta Pedra para reconquistar o amor de sua filha, Lorena (Mariana Sena), que abandonou ainda na infância.

Prática antiga

Dona Armênia - Deus nos Acuda
Divulgação / Globo

Não é de hoje que personagens de determinada novela são resgatados em tramas seguintes. O autor Silvio de Abreu fez isso em algumas oportunidades: a divertida Armênia (Aracy Balabanian) e seus filhos, de Rainha da Sucata (1990), retornaram mais tarde em Deus nos Acuda (1992). O mesmo aconteceu com Jamanta (Cacá Carvalho), criado para Torre de Babel (1998), que ressurgiu em Belíssima (2005).

Maria Adelaide Amaral fez uso do recurso para promover uma grande homenagem a Cassiano Gabus Mendes no remake de Ti-Ti-Ti (2010). Ao longo da trama, vários personagens criados pelo autor em outras de suas novelas, como Mário Fofoca (Luis Gustavo em Elas por Elas) e Rafaela Alvaray (Marília Pêra em Brega e Chique), deram o ar da graça.

Autora de Vai na Fé, Rosane Svartman já fez isso em Bom Sucesso (2019). A novela resgatou personagens como Natasha (Lavínia Vlasak) e Eliza (Marina Ruy Barbosa), ambas de Totalmente Demais.

Nem sempre o recurso se justifica. Em Travessia, por exemplo, Gloria Perez trouxe de volta Helô (Giovanna Antonelli), Stenio (Alexandre Nero) e Creusa (Luci Pereira) de Salve Jorge (2012), mas em uma realidade totalmente paralela à aquela que viveram há dez anos. Não funcionou.

Compartilhar.