Vai na Fé repetirá estratégia de novela fracassada da Globo

Vai na Fé - Carolina Dieckmann

João Miguel Júnior / Globo

Nova novela das sete da Globo, Vai na Fé entra na vaga de Cara e Coragem, que sai de cena sem deixar saudades na emissora. A trama de Claudia Souto não conseguiu ampliar os índices de audiência do horário e, pior ainda, não repercutiu junto ao público. A produção foi completamente ignorada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

João Miguel Júnior / Globo

Mas, apesar do fiasco, a Globo pretende reutilizar uma estratégia adotada pelo folhetim que chega ao fim em sua próxima aposta. Cara e Coragem abriu um horário alternativo na madrugada, com a reprise do capítulo do dia. A faixa será mantida e Vai na Fé terá seus capítulos reexibidos no fim de noite do canal.

Repeteco

Reprodução / Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Globo pegou muitos espectadores de surpresa ao programar um horário alternativo de sua novela das sete. Enquanto esteve no ar, Cara e Coragem tinha seus capítulos reapresentados de segunda a sexta-feira, depois de Conversa com Bial, e aos sábados, após o Supercine.

A emissora tomou essa decisão ao avaliar que boa parte do público das madrugadas era formado por jovens, que poderiam se interessar pela temática “radical” do enredo. Além disso, era a chance de o canal fazer economia, já que a reprise de Cara e Coragem culminou com a redução do tradicional Corujão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Ao trocar os filmes pela novela, a Globo conseguiu preencher suas madrugadas com um produto bem mais em conta. Afinal, a reprise da trama sai de graça, enquanto filmes são negociados em dólar e se mostram um negócio cada vez menos rentável na TV aberta.

Experiência bem-sucedida

João Miguel Júnior / Globo

Enquanto esteve no ar nas madrugadas, a reprise de Cara e Coragem conseguiu manter a mesma audiência que os filmes exibidos anteriormente costumavam alcançar. Por isso, a Globo considerou a experiência bem-sucedida.

Na reta final, Cara e Coragem conseguiu números ainda melhores, já que a reapresentação começou a entrar no ar mais cedo. Com as férias do Conversa com Bial, o repeteco das sete ficou “colado” no Jornal da Globo, o que fez a audiência subir.

A novela chegou a perder a liderança de audiência em um dia, quando bateu de frente com A Praça É Nossa, do SBT. Mas foi uma exceção. No geral, o folhetim manteve bons índices em seu horário alternativo.

Continuação

João Miguel Júnior / Globo

Assim, mesmo que não tenha sido um estouro, o desempenho de Cara e Coragem nas madrugadas da Globo esteve longe de ser considerado ruim. Por isso, a emissora decidiu continuar exibindo sua novela das sete no fim de noite.

Vai na Fé, de Rosane Svartman, estreia em 16 de janeiro e terá seus capítulos reprisados de segunda a sexta-feira, depois do Jornal da Globo, e aos sábados, após Supercine.

O folhetim será empurrado para mais tarde a partir de março, com o retorno do Conversa com Bial.

Sair da versão mobile