A reconhecida organização da Globo tem passado por provações. Afinal, desde a retomada da produção de novelas, após o período crítico da pandemia da Covid-19, a emissora tem demonstrado dificuldades em fechar os atores de suas tramas, incluindo os protagonistas dos folhetins.

Travessia - Lucy Alves
Reprodução / Globo

Todas as novelas que estão no ar passaram por dificuldades assim. Travessia, por exemplo, chegou a ter três candidatas ao papel da mocinha Brisa, que acabou com Lucy Alves. Tal dificuldade permanece, já que as próximas produções também enfrentam problemas semelhantes.

Troca-troca

Lucy Ramos
Reprodução / Instagram

Antes de Lucy Alves ser definida como a estrela de Travessia, a direção da atual novela das nove da Globo cogitou outras duas atrizes: Lucy Ramos (foto acima) e Dandara Mariana. Afastada dos folhetins desde uma participação em Amor de Mãe (2019), Lucy Alves ficou com o papel, enquanto Dandara ganhou a personagem Talita. Já Lucy Ramos estará em Amor Perfeito, próxima novela das seis.

Além da demora em se definir a mocinha, Travessia também travou uma espécie de “batalha” com Mar do Sertão, já que ficou com dois atores que, anteriormente, eram cogitados para a trama de Mário Teixeira. Chay Suede, por exemplo, foi cotado para viver Tertulinho, mas logo foi remanejado para Travessia, para encarnar Ari. Renato Góes, então, foi o escolhido.

Já estava tudo certo para que Rômulo Estrela assumisse o papel de Zé Paulino, formando a trinca de protagonistas com Isadora Cruz, a Candoca, e Renato Góes. Mas o galã de Verdades Secretas 2 também foi requisitado para a novela de Gloria Perez. Com isso, Sérgio Guizé foi escalado às pressas para encarnar o mocinho das seis.

Ainda sobre Mar do Sertão, Giovana Cordeiro tem feito sucesso como Xaviera. No entanto, ela foi a terceira opção para o papel. Luísa Arraes foi considerada para a personagem, mas Jéssica Ellen acabou conquistando o lugar. No entanto, a atriz engravidou e precisou deixar a produção, abrindo caminho para Giovana.

Mais mudanças

Jéssica Ellen
Estevam Avellar / Globo

Na faixa das sete, a Globo também demorou para definir quem seria Sol, a heroína de Vai na Fé. Antes de definir pelo nome de Sheron Menezzes, outras atrizes foram testadas para viver a mocinha de Rosane Svartman, como Juliana Alves, Cris Vianna e Jéssica Ellen (foto acima).

Outra mudança em Vai na Fé se deu com o intérprete de Carlão, marido da protagonista. Vivido por Che Moais, o tipo quase esteve nas mãos de Armando Babaioff.

Novas novelas

Bianca Bin em joia rara
Divulgação / Globo

A mesma dificuldade em definir seus protagonistas vem acontecendo nas próximas produções da Globo. Amor Perfeito estreia logo mais, mas definiu recentemente os atores que farão o par central. Marê, a mocinha, será de Camila Queiroz, enquanto Diogo Almeida viverá o mocinho Orlando.

No entanto, até chegar aos nomes confirmados, muita água passou por debaixo desta ponte. Bianca Bin (foto acima) era a preferida da autora Duca Rachid, mas a atriz está queimada na Globo após recusar vários personagens. Com isso, nomes como Juliana Paiva, Nathalia Dill e Isabelle Drummond foram cogitados. Porém, a emissora optou por fazer as pazes com Camila Queiroz e a escalou para a produção.

Já para o mocinho Orlando, o canal buscava um rosto novo. Com isso, Elzio Vieira foi o primeiro cogitado para o personagem. No entanto, foi Diogo Almeida quem acabou confirmado para viver o herói da trama de Duca Rachid e Julio Fischer.

Às nove, a próxima novela de Walcyr Carrasco também já teve suas mudanças de elenco, principalmente quanto à intérprete da mocinha Aline. Agatha Moreira era a primeira opção, mas a direção da Globo deu preferência a uma atriz negra. Larissa Nunes foi cogitada, mas Bárbara Reis ficou com o papel.

Arthur Aguiar

Até mesmo a próxima novela das sete teve seus problemas. Para viver o mocinho de Fuzuê, substituta de Vai na Fé, um dos primeiros nomes cotados era o de Arthur Aguiar (foto acima). No entanto, ele foi logo descartado por ter saído chamuscado de sua participação no BBB22.

A emissora, então, cogitou um lançamento e, depois, considerou Rafael Vitti. Mas foi Nicolas Prattes o escolhido. Já para a mocinha, Marina Ruy Barbosa foi a primeira opção, mas recusou o convite. Com isso, Giovana Cordeiro, a Xaviera de Mar do Sertão, ganhou sua primeira protagonista.

[anuncio_5]

Sem contrato

Camila Pitanga
Divulgação / Globo

São dois os principais motivos para todo este cenário de indefinições da Globo. Um deles é o fato de que a emissora tem buscado um elenco mais diverso e, por isso, tem procurado novos nomes no mercado. Assim, testes são necessários até que uma decisão seja tomada.

Outro motivo é a falta de atores contratados. A emissora dispensou vários atores nos últimos anos – como Camila Pitanga (foto acima) e vem dando preferência a acordos por obra. Com isso, seu processo de escalação de elenco depende, também, da agenda do ator, que pode não estar disponível.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor