Cantora e atriz, Sandy já foi protagonista de novela da Globo que foi produzida por encomenda justamente para aproveitar o sucesso da dupla que ela formava com o irmão, Júnior. A trama, no entanto, teve cena que ela detestou.

Sandy em Estrela-Guia
Sandy em Estrela-Guia

Se trata de Estrela-Guia, novela das seis exibida entre 12 de março e 16 de junho de 2001, em apenas 83 capítulos – portanto, a trama estreou há 23 anos.

O folhetim chegou a ficar conhecido como “a novela da Sandy”, já que foi feita pensando apenas em aproveitar a popularidade dela e do irmão, que já haviam protagonizado um seriado juntos.

Na história, Sandy interpretou a jovem Cristal, criada em Jagatah, uma comunidade alternativa fictícia. A garota era uma órfã cuidada pelo padrinho, Tony (Guilherme Fontes), com quem partiu para o Rio de Janeiro e por quem acabou se apaixonando.

Novela curta e beijo polêmico

Como foi pensada justamente para não atrapalhar a agenda de shows de Sandy, Estrela-Guia permaneceu somente três meses no ar, algo bem diferente do que acontece normalmente, em que as tramas ficam em exibição em média durante seis meses.

Na época, os rumores eram de que a cantora tinha regalias e privilégios em relação ao restante do elenco. Ela, no entanto, negou e afirmou que o único pedido era para que a novela não fosse esticada – como era comum acontecer – e seguir o que estava estabelecido no contrato.

“Não houve exigências, apenas defini dias e horários de gravação”, garantiu a artista.

A novela ainda teve um beijo polêmico entre Sandy e Tony. Isso porque, Guilherme Fontes, o intérprete do mocinho, era bem mais velho que Sandy. A diferença de idade prevista na sinopse do folhetim era de 18 anos, já que ele era amigo do pai da mocinha na história.

Sandy odiou cena da novela

Guilherme Fontes e Sandy protagonizaram Estrela-Guia
Guilherme Fontes e Sandy protagonizaram Estrela-Guia (divulgação/Globo)

A novela, porém, teve uma cena que Sandy revelou que odiou fazer: a sequência do afogamento de Cristal. Em trecho da série documental Sandy e Junior: A História, do Globoplay, a artista confessou que aquele foi um momento terrível.

“Foi a cena que eu fiz pior na minha vida. Olhei aquilo e falei: ‘Credo, que péssima atuação, odiei’. Não consegui. Pra não me afogar mesmo, pra não entrar água no nariz, eu não consegui fazer uma boa atuação. Estava mais preocupada em não me afogar do que em atuar, então foi horrível”, relatou.

“Mas foi a única que realmente acho que ficou péssima. Hoje, óbvio, não acho que eu fui uma excelente atriz, acho até que melhorei bastante de lá pra cá, e tenho muito que melhorar ainda. Mas eu olho e falo: ‘Pô, tá decente'”, completou ela.

Polêmica na Globo

Na época, Estrela-Guia feita gerou polêmica nos bastidores da Globo. Isso porque o humorístico Casseta e Planeta faria uma paródia da trama com o nome de Estrela-Virgem, mas que foi alterado para Estrela-Guria.

A versão era de que a Globo havia orientado que a paródia focasse em todo o elenco da novela e não somente em Sandy.

Porém, o humorista Bussunda abriu o jogo tempos depois ao comentar sobre um pedido para não fazer piadas com o atentado de 11 de setembro e afirmou que a emissora havia imposto veto sobre a novela.

“Tudo foi conversado e não houve desacordo [sobre a proibição às piadas envolvendo as torres gêmeas]. Foi bem diferente da história da Sandy, quando a Globo foi longe ao vetar o quadro”, disparou.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.