Criador de vilãs memoráveis, como Odete Roitman (Beatriz Segall) de Vale Tudo (1988) e Laura (Claudia Abreu) de Celebridade (2003), Gilberto Braga não economizou em Paraíso Tropical (2007). A trama, escrita também por Ricardo Linhares, ficou marcada por seus inúmeros crápulas.

Wagner Moura em Paraíso Tropical
Wagner Moura em Paraíso Tropical

Olavo (Wagner Moura) e Taís (Alessandra Negrini) dominaram as maldades. Mas personagens como Bebel (Camila Pitanga), Marion (Vera Holtz), Ivan (Bruno Gagliasso) e Jáder (Chico Diaz) também aprontaram das suas ao longo da novela do Vale a Pena Ver de Novo.

Em 2007, Gilberto Braga prometeu dar um chega pra lá na impunidade e que todos os vilões seriam punidos. Mas um deles conseguiu escapar de um destino mais cruel. Relembre:

Taís

Irmã gêmea do mal de Paula (Alessandra Negrini), Taís infernizou a vida da parente ao longo de Paraíso Tropical. Ela chegou a armar a morte da irmã para assumir seu lugar, num plano que se revelou frustrado.

Mas a peste foi a primeira vilã a ser castigada. Ao ser encurralada e planejar uma fuga, Taís foi misteriosamente assassinada nos mais recentes capítulos exibidos no Vale a Pena Ver de Novo.

Jáder

O cafetão Jáder foi cúmplice de Olavo em várias de suas maldades. Mas, após aprontar muito, ele não vai escapar de um destino trágico na reta final de Paraíso Tropical.

Jáder e Olavo serão perseguidos pela polícia ao tentarem se livrar de provas de seus crimes num cybercafé. Eles fogem de carro, mas o cafetão acaba baleado pelos policiais. Com isso, Olavo o joga do veículo, deixando Jáder morrer na rua.

Bebel

Camila Pitanga como Bebel em Paraíso Tropical
Camila Pitanga como Bebel em Paraíso Tropical (divulgação/Globo)

Grávida de Olavo, Bebel acaba perdendo o bebê no final de Paraíso Tropical. Além disso, a garota de programa também não vai escapar de passar um bom tempo na cadeia por conta de seus crimes.

No entanto, Bebel acaba se dando bem no final da novela. Ao deixar a prisão, ela se envolve com um político figurão e acaba tendo que depor numa CPI. Ali, ela vira o centro das atenções e fica muito famosa, como sempre quis…

Marion

Circulando na alta sociedade carioca como promoter, Marion sempre aproveitou o acesso aos ricaços para aplicar golpes. Com isso, ela acabou se envolvendo nas mais diversas armações.

Porém, a megera vai se dar mal no final da novela. Descredibilizada depois de tantos trambiques, ela acaba tendo que trabalhar como camelô para sobreviver. Em sua última cena, Marion aparece fugindo do “rapa”.

Olavo

Grande vilão de Paraíso Tropical, Olavo se dá mal depois que todos os seus crimes vêm à tona. Além de confessar que matou Taís, o bandido também confessa que armou para botar a mão na grana de Antenor (Tony Ramos) por saber que Ivan é filho biológico dele.

O plano do vilão sempre foi se tornar herdeiro do irmão adotivo para, em seguida, dar cabo da vida de Antenor e Ivan, ficando com toda a fortuna. Mas seu segredo é descoberto e Olavo acaba sendo baleado por Ivan, revoltado ao descobrir a verdade.

Ivan

Assim como o irmão, Ivan também se dá mal no final de Paraíso Tropical. Ele é feito de refém por Olavo quando o bandido está fugindo da polícia, mas Antenor chega para contar que descobriu que o rapaz é seu filho. Revoltado por Olavo ter escondido esse segredo, Ivan pega uma arma e atira no irmão.

Porém, antes de morrer, Olavo também atira em Ivan. Assim, os dois morrem num sangrento duelo final.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor