Há 10 anos, grandes nomes da TV brasileira nos deixaram. Relembre alguns dos grandes artistas que partiram em 2013, deixando muitas saudades:

Rosita Thomaz Lopes

Rosita Thomaz Lopes e Julia Feldens em Força de um Desejo
Rosita Thomaz Lopes e Julia Feldens em Força de um Desejo (divulgação/Globo)

Uma das pioneiras da televisão brasileira, Rosita Thomaz Lopes começou a atuar aos 40 anos e construiu uma grande carreira nas artes. Ela estreou na TV em 1963 na novela A Morta Sem Espelho da TV Rio, e não parou mais.

Rosita atuou também na Tupi, Manchete e Globo. Nessa última, participou de clássicos da teledramaturgia, como Anjo Mau, Marron Glacê, Brilhante, Louco Amor, Pátria Minha e Força de um Desejo. A atriz morreu por falência múltipla de órgãos em 9 de março de 2013, aos 92 anos.

[anuncio_1]

Cláudio Cavalcanti

A Viagem - Cláudio Cavalcanti e Lucinha Lins
Lucinha Lins e Claudio Cavalcanti em A Viagem (Divulgação / Globo)

Um dos maiores galãs da TV dos anos 1970, Claudio Cavalcanti entrou no teatro ainda adolescente e não demorou muito para chegar à televisão. O ator estreou na Tupi e, depois, se transferiu para a Globo, onde protagonizou o clássico Irmãos Coragem. Foram mais de 40 novelas, entre elas Dona Xepa, Água Viva, Roque Santeiro e A Viagem.

Claudio Cavalcanti também atuou na Record e no SBT, além de ter sido eleito vereador pelo Rio de Janeiro nos anos 2000 por duas vezes. Na política, destacou-se ao defender os direitos dos animais. Ele faleceu em 29 de setembro de 2013, aos 73 anos, após um choque cardiogênico.

 

[anuncio_2]

Walmor Chagas

Locomotivas - Aracy Balabanian e Walmor Chagas
Aracy Balabanian (Milena) e Walmor Chagas (Fábio) em Locomotivas (Divulgação / Globo)

Veterano da TV brasileira, Walmor Chagas é considerado um dos mais importantes atores do país. Ele participou de várias novelas na Tupi, Record e Globo, como Corrida do Ouro, Locomotivas, Coração Alado, Vereda Tropical, Selva de Pedra, entre outros.

Em suas últimas aparições na TV, Chagas dividiu-se entre Record e Globo. Na primeira, participou do início de Caminhos do Coração (2007). Depois, emendou uma participação em A Favorita (2008), na Globo, e logo voltou à Record em novas participações em Os Mutantes e Promessas de Amor – continuações de Caminhos do Coração.

Chagas tirou a própria vida no dia 12 de janeiro de 2013, aos 82 anos.

[anuncio_3]

Cleyde Yáconis

Cleyde Yáconis em Passione
Cleyde Yáconis em Passione (divulgação/Globo)

Considerada uma das grandes damas do teatro brasileiro, Cleyde Yáconis também é dona de uma longa e vitoriosa trajetória na TV. A atriz estreou na TV em 1958 vivendo Clotilde na primeira adaptação de Éramos Seis para a TV, na Record. Ela também atuou na versão de 1967 da trama, na Tupi, vivendo a protagonista Lola.

Cleyde também atuou na TV Paulista, Excelsior, Band e Globo. Nessa última, destacou-se principalmente em novelas de Silvio de Abreu, como Rainha da Sucata (1990), Torre de Babel (1998) e Passione (2010). Ela faleceu em 15 de abril de 2013, aos 89 anos, no Hospital Sírio Libanês (SP), vítima de uma isquemia.

Jorge Dória

Jorge Dória
Jorge Dória (Reprodução/web)

Jorge Dória decidiu trocar um cargo público pela vida artística e se deu bem, construindo uma grande e vitoriosa carreira nos palcos e nas telas. Ele chegou à TV em 1970, atuando na novela E Nós, Aonde Vamos, da Tupi. Em 1973, viveu Lineu na primeira versão de A Grande Família, na Globo.

Na líder de audiência, Dória atuou em novelas como Champagne, Brega e Chique, Que Rei Sou Eu? e Meu Bem, Meu Mal. O ator também integrou o elenco fixo do Zorra Total por vários anos. Mas, em 2005, Dória sofreu um AVC que lhe deixou sequelas e o obrigou a se afastar da TV. Ele faleceu em 6 de novembro de 2013, aos 93 anos, vítima de complicações cardiorrespiratórias e renais.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor