Uma década de saudade: 5 estrelas que nos deixaram há 10 anos
21/12/2023 às 11h12
Há 10 anos, grandes nomes da TV brasileira nos deixaram. Relembre alguns dos grandes artistas que partiram em 2013, deixando muitas saudades:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rosita Thomaz Lopes
Rosita Thomaz Lopes e Julia Feldens em Força de um Desejo (divulgação/Globo)Uma das pioneiras da televisão brasileira, Rosita Thomaz Lopes começou a atuar aos 40 anos e construiu uma grande carreira nas artes. Ela estreou na TV em 1963 na novela A Morta Sem Espelho da TV Rio, e não parou mais.
Rosita atuou também na Tupi, Manchete e Globo. Nessa última, participou de clássicos da teledramaturgia, como Anjo Mau, Marron Glacê, Brilhante, Louco Amor, Pátria Minha e Força de um Desejo. A atriz morreu por falência múltipla de órgãos em 9 de março de 2013, aos 92 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cláudio Cavalcanti
Um dos maiores galãs da TV dos anos 1970, Claudio Cavalcanti entrou no teatro ainda adolescente e não demorou muito para chegar à televisão. O ator estreou na Tupi e, depois, se transferiu para a Globo, onde protagonizou o clássico Irmãos Coragem. Foram mais de 40 novelas, entre elas Dona Xepa, Água Viva, Roque Santeiro e A Viagem.
Claudio Cavalcanti também atuou na Record e no SBT, além de ter sido eleito vereador pelo Rio de Janeiro nos anos 2000 por duas vezes. Na política, destacou-se ao defender os direitos dos animais. Ele faleceu em 29 de setembro de 2013, aos 73 anos, após um choque cardiogênico.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
[anuncio_2]
Walmor Chagas
Veterano da TV brasileira, Walmor Chagas é considerado um dos mais importantes atores do país. Ele participou de várias novelas na Tupi, Record e Globo, como Corrida do Ouro, Locomotivas, Coração Alado, Vereda Tropical, Selva de Pedra, entre outros.
Em suas últimas aparições na TV, Chagas dividiu-se entre Record e Globo. Na primeira, participou do início de Caminhos do Coração (2007). Depois, emendou uma participação em A Favorita (2008), na Globo, e logo voltou à Record em novas participações em Os Mutantes e Promessas de Amor – continuações de Caminhos do Coração.
Chagas tirou a própria vida no dia 12 de janeiro de 2013, aos 82 anos.
Cleyde Yáconis
Considerada uma das grandes damas do teatro brasileiro, Cleyde Yáconis também é dona de uma longa e vitoriosa trajetória na TV. A atriz estreou na TV em 1958 vivendo Clotilde na primeira adaptação de Éramos Seis para a TV, na Record. Ela também atuou na versão de 1967 da trama, na Tupi, vivendo a protagonista Lola.
Cleyde também atuou na TV Paulista, Excelsior, Band e Globo. Nessa última, destacou-se principalmente em novelas de Silvio de Abreu, como Rainha da Sucata (1990), Torre de Babel (1998) e Passione (2010). Ela faleceu em 15 de abril de 2013, aos 89 anos, no Hospital Sírio Libanês (SP), vítima de uma isquemia.
Jorge Dória
Jorge Dória decidiu trocar um cargo público pela vida artística e se deu bem, construindo uma grande e vitoriosa carreira nos palcos e nas telas. Ele chegou à TV em 1970, atuando na novela E Nós, Aonde Vamos, da Tupi. Em 1973, viveu Lineu na primeira versão de A Grande Família, na Globo.
Na líder de audiência, Dória atuou em novelas como Champagne, Brega e Chique, Que Rei Sou Eu? e Meu Bem, Meu Mal. O ator também integrou o elenco fixo do Zorra Total por vários anos. Mas, em 2005, Dória sofreu um AVC que lhe deixou sequelas e o obrigou a se afastar da TV. Ele faleceu em 6 de novembro de 2013, aos 93 anos, vítima de complicações cardiorrespiratórias e renais.