MISTÉRIO

Um não foi revelado: três segredos de Tieta que mexeram com o público

10/12/2024 às 17h17

Por: Thell de Castro
Imagem PreCarregada
Cláudia Alencar e Flávio Galvão em Tieta

Ao longo dos 196 capítulos de Tieta, exibidos entre 1989 e 1990, alguns segredos mexeram com o público. Um deles, inclusive, nunca foi revelado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira três deles na lista:

Quem é a Mulher de Branco em Tieta?

Um dos grandes mistérios de Tieta foi a identidade da Mulher de Branco, espécie de assombração que rondava as noites em Santana do Agreste procurando vítimas para satisfazer seus instintos sexuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No final da trama, o público descobriu que a figura se tratava de Laura (Cláudia Alencar), a fogosa esposa de Dário (Flávio Galvão).

No entanto, a escolha de Laura para “viver” a personagem feita foi em cima da hora pela Globo, antes da exibição do último capítulo da trama de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares.

LEIA TAMBÉM:

Laura desbancou outras nove personagens, que chegaram a gravar como a misteriosa criatura: Juracy (Ana Lúcia Torre), que era a mais cotada, Perpétua (Joana Fomm), Carmosina (Arlete Saltes), Amorzinho (Lília Cabral), Aída (Bete Mendes), Cora (Cidinha Milan), Aracy (Andréa Paola) e Manom (Sônia Barbosa).

O que tem na caixa branca de Perpétua?

Joana Fomm em Tieta
Joana Fomm em Tieta

Ao longo de meses, o público viu Perpétua (Joana Fomm) proteger uma caixa branca que ficava guardada a sete chaves em seu quarto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre muitas especulações, a maior delas dizia que ela guardava o órgão genital do falecido marido embalsamado.

O público ficou com a dúvida, já que o objeto nunca foi mostrado, mas o final da novela deu pistas.

No capítulo de 30 de março de 1990, após a vilã ser desmascarada, a população da cidade fez fila para ver o conteúdo da caixa.

Todos tiveram reações e fizeram comentários que levavam a crer que aquele era realmente o que estava guardado com tanto fervor pela personagem – mas podia ser qualquer outra parte do corpo do marido.

Como Tieta ficou rica? O que ela fazia em São Paulo?

Betty Faria em Tieta
Betty Faria em Tieta

Vinte anos depois de ser expulsa de Santana do Agreste, Tieta (Betty Faria) volta à cidade, muito rica e ainda mais vistosa, para se vingar de toda a hipocrisia da cidade.

Mas o que Tieta fazia em São Paulo e como ela conseguiu enriquecer?

Apesar de dizer para todos que era casada com o milionário Comendador Felipe Cantarelli, de quem teria ficado viúva, a verdade é que Tieta se tornou uma prostituta quando foi para a capital paulista.

Com o tempo, acabou se tornando uma das mais poderosas cafetinas da cidade, amealhando fortuna e ganhando trânsito entre figuras poderosas.

Quando voltou, levou consigo uma de suas protegidas, Leonora (Lídia Brondi), que também era garota de programa.

O segredo de Tieta é revelado por sua irmã, Perpétua, no final da novela. Já Leonora conta a verdade para Ascânio (Reginaldo Faria), ao longo da trama.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.