André Santana

Protagonistas de Terra e Paixão, Aline (Barbara Reis) e Caio (Cauã Reymond) não encantaram o público. Tanto que perderam espaço para os antagonistas, já que Antônio (Tony Ramos), Irene (Gloria Pires) e Agatha (Eliane Giardini) carregaram a novela nas costas.

Gloria Pires e Amaury Lorenzo em Terra e Paixão
Gloria Pires e Amaury Lorenzo em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

Mas, além da trinca de vilões, a trama das nove da Globo contou com personagens que começaram periféricos, mas cresceram consideravelmente ao longo da história. Tipos como Kelvin (Diego Martins), Ramiro (Amaury Lorenzo), Marino (Leandro Lima), Lucinda (Débora Falabella) e Angelina (Inez Viana) roubaram a cena e se tornaram os verdadeiros protagonistas da novela.

[anuncio_1]

Diversidade

Amor à Vida - Mateus Solano
Mateus Solano como Félix em Amor à Vida (Divulgação / Globo)

Em Amor à Vida (2013), Walcyr Carrasco transformou um personagem gay e vilão no grande protagonista da novela. Félix (Mateus Solano) fez tanto sucesso que a novela passou a ser sobre sua redenção. No final, ele era o grande protagonista e o público torceu por seu final feliz ao lado de Niko (Thiago Fragoso).

[anuncio_2]

Anos depois, Carrasco volta a emplacar um casal gay no centro de uma novela sua. Ramiro e Kelvin se tornaram o casal preferido do público, que passou a torcer por cada pequeno avanço no relacionamento dos dois rapazes.

Diego Martins e Amaury Lorenzo em Terra e Paixão
Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

Tanto que o pedido de casamento e o beijão que o casal protagonizou renderam a Terra e Paixão recordes de audiência. O que prova que Kelvin e Ramiro formam o principal casal da novela das nove da Globo.

 

[anuncio_3]

Mais romance

Leandro Mila e Débora Falabella em Terra e Paixão
Leandro Lima e Débora Falabella em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

Numa novela que priorizou pouco as histórias de amor, outro casal acabou caindo nas graças do público. Trata-se de Lucinda e Marino, personagens que conquistaram inúmeros fãs desde o início da novela.

Lucinda teve uma trajetória típica de mocinha. Depois de sofrer muito nas mãos do marido violento, a jovem deu a volta por cima: livrou-se de um casamento falido, proporcionou conforto e carinho ao filho albino e viu sua vida profissional ascender. De quebra, encontrou um amor de verdade nos braços de Marino.

Já o delegado foi um tipo controverso, mas que se transformou em nome do amor. A partir de seu sentimento por Lucinda, o agente deixou para trás os dias de capacho de vilão e passou a combater o crime de Nova Primavera de forma implacável. Marino e Lucinda se transformaram juntos, e o público comprou essa história de amor.

A dona dos segredos

Inez Viana como Angelina em Terra e Paixão
Inez Viana como Angelina em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Além dos casais, Terra e Paixão alçou a governanta Angelina ao posto de protagonista. Inicialmente, ela surgiu apenas como uma fiel empregada. Mas, aos poucos, mostrou ser dona de inúmeros segredos.

Foi Angelina e sua paixão secreta por Agatha (Eliane Giardini) que abriu caminho para o retorno da megera. Mas também foi ela a primeira a perceber que a amiga não era flor que se cheire. Tanto que, na primeira oportunidade, Angelina a denunciou ao desconfiar que ela envenenava Antônio.

Na reta final de Terra e Paixão, a governanta segue como peça-chave de vários enigmas. O principal deles diz respeito ao misterioso assassinato de Agatha. Angelina provavelmente tem alguma participação na morte da vilã. Ela sabe muito…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor