Nilson Xavier

Semana #14

Após algumas semanas “embarrigada”, com a trama dando voltas, sem grandes ganchos, em situações pouco coerentes, com personagens perdidos, parece – PARECE – a novela encontrou de volta o seu lugar ao sol (perdão, não resisti!).

Ao que tudo indica, a barriga era consequência do adiamento do término da novela, que obrigou a direção a reeditar capítulos para deixá-los menores em duração e assim render lá adiante.

Um Lugar ao Sol

Os capítulos de quinta e sexta-feira foram fantásticos, repletos de “cenões”, bons desenvolvimentos e ótimos ganchos. A novela tanto parece ter voltado aos eixos que até Rebeca voltou a olhar para a câmera: na quinta, quando Túlio a flagra no carro aos beijos com Felipe, e na sexta, quando ela apresenta Felipe ao pai.

É preciso voar

Um Lugar ao Sol

– Ravi conhece Thaiane e pinta um clima. A moça tenta algumas vezes contar a verdade para Noca (é neta dela). Suspense em vão, porque ela sempre desiste. Vai ficar mais para frente.

Ao que parece, Lícia Manzo (ou os diretores) nunca levantaram um botijão de gás vazio, imagina um cheio! Como assim Ravi saiu do posto carregando dois botijões cheios? Como diria o Padre Quevedo: isso non ecziste! Glória Perez sorriu satisfeita.

– Outro momento digno de “é preciso voar“: Érica sugere que Stephany – uma pessoa totalmente inexperiente no traquejo social – possa trabalhar como governanta na mansão de Santiago, com tanta filial de supermercado da família onde ela poderia se empregar.

Tudo bem que Érica quer proteger a irmã, ficar perto dela, mas pelo visto, de nada adianta, porque Roney invade a casa de Santiago à hora que bem entender.

Um Lugar ao Sol

Pela segunda vez Roney agrediu Stephany e Santiago dentro da casa dos Assunção. O dono de uma rede poderosa de supermercados não tem seguranças para barraram a entrada de um intruso? Isso non ecziste!

Violência doméstica

Um Lugar ao Sol

– Muito boa toda a sequência em que Érica e Stephany prestam depoimento na delegacia da mulher contra Roney. Didática e elucidativa. A autora tem explorado bem a questão, de como a mulher teme denunciar o marido, por medo ou por se sentir dependente psicológica ou financeiramente dele.

Perguntei à amiga Nathalie Malveiro, promotora de justiça da violência doméstica de São Paulo, se o texto da novela foi informativo.

“Foi muito. Até a forma como a delegada deixa ela falar e depois acolhe. Eu sempre gosto quando eles frisam que o agressor não vai preso, porque não vai mesmo. E a mulher não quer isso. Ela só quer se livrar da violência. E eles explicam sobre as medidas protetivas, e que, se descumprir, dá prisão, etc”.

Comportamentos incoerentes

– Gosto da incoerência dos personagens: Rebeca sofre rejeição do pai Santiago por estar namorando um rapaz com idade para ser seu filho, enquanto ele casou-se com uma moça que tem idade para ser sua filha. A mesma rejeição Rebeca sofre da filha Cecília, que apaixonou-se por um homem com idade para ser seu pai.

– Helena descobriu, por Mel, que Nicole, sua cliente, é a namorada de Paco, seu ex. Ele termina com a namorada, parece que definitivamente, não sem antes passar um sabão nela. Nicole mereceu.

A seguidora @IvanaAlgariada informa que o imbróglio envolvendo Nicole-Paco-Helena é exatamente o mesmo da trama do filme “À Procura do Amor” (Enough Said), de 2013, com Julia Louis-Dreyfus, James Gandolfini e Catherine Keener. Assista ao trailer, é a mesma história:

[anuncio_5]

Discussões

– Rebeca rompeu com Túlio, gritou com ele que “acabou”. DE NOVO, porque já vimos essa cena antes.

Imperdoável, não porque não gostamos de ver a personagem com ele, mas porque a autora resolveu esgarçar essa trama contrariando o perfil da personagem. Não fazia sentido Rebeca continuar presa a Túlio com a desculpa de que garantiria o seu futuro financeiro se ele fosse presidente da empresa do pai.

Um Lugar ao Sol

Rebeca ter permanecido no casamento traía o perfil e todo o desenvolvimento da personagem. É como se a autora estivesse traindo o público, que vinha confiando na história.

[anuncio_6]

Será que agora é para valer mesmo ou, caso a novela precise novamente ser esgarçada, veremos Túlio voltar com Rebeca para render um tanto mais de trama? Contém ironia.

Um Lugar ao Sol

– As melhores cenas da novela na semana envolveram discussões ou acertos de conta entre personagens.

Além de Rebeca discutindo com Túlio: Rebeca discute com Cecília no carro e, depois, na festa de casamento de Santiago; Rebeca com Breno, porque o viu saindo com a filha; Rebeca com o pai porque ele rejeitou o namoro dela com Felipe; Renato com Elenice, porque ela está stalkeando Lara, na casa de Theodoro e, depois, na festa de casamento.

Um Lugar ao Sol

Porém, a melhor cena não foi uma discussão, mas o diálogo entre Bárbara e a terapeuta Ana Virgínia. Como se fala na internet, Alinne Moraes entregou tudo nessa sequência.

“Ela não me atropelou. Fui eu que me atropelei. Me atropelo desde sempre. Sou esse trem-bala desgovernado!”.

Compartilhar.
Avatar photo

Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira. Leia todos os textos do autor