Um foi expulso: quais atores viveram os filhos de José Inocêncio em Renascer

Saiba quem foram os herdeiros do protagonista na primeira versão da novela

Whatsapp

Atual novela das nove da Globo, Renascer é o remake da obra de Benedito Ruy Barbosa produzida em 1993, que teve Leonardo Vieira e Antonio Fagundes na pele do protagonista José Inocêncio nas duas fases da história.

Marcos Palmeira, Tarcísio Filho e Marco Ricca em Renascer
Marcos Palmeira, Tarcísio Filho e Marco Ricca em Renascer (divulgação/Globo)

Na trama, agora adaptada por Bruno Luperi, Inocêncio tem quatro filhos que seguiram por caminhos distintos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro. Um é médico, outro é advogado, o terceiro é publicitário e o herdeiro enjeitado trabalha nas roças de cacau.

Atualmente, os quatro são interpretados por Renan Monteiro (José Augusto), Marcello Melo Jr. (José Bento), Rodrigo Simas (José Venâncio) e Juan Paiva (João Pedro). Na primeira versão, nomes como Tarcísio Filho, Marco Ricca e o próprio Marcos Palmeira viveram os herdeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem foram os filhos de José Inocêncio na versão original?

Elenco Renascer
Elenco de Renascer (divulgação/Globo)

Na primeira versão de Renascer, os quatro filhos de José Inocêncio foram vividos por alguns atores que vieram de Pantanal (1990), escrita por Benedito Ruy Barbosa na extinta TV Manchete e contou ainda com estreante.

Leia mais

Originalmente, o enjeitado João Pedro foi interpretado por Marcos Palmeira. José Bento, por sua vez, foi vivido por Tarcísio Filho. Ambos estiveram na novela antecessora do autor na época, Pantanal, na Manchete.

José Augusto foi defendido por Marco Ricca e o papel marcou a estreia do ator nas novelas. Já o terceiro filho do fazendeiro, José Venâncio, ficou a cargo de Taumaturgo Ferreira, que acabou caindo em desgraça por causa do personagem.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Polêmica e casamento na vida real

Taumaturgo Ferreira em Renascer
Taumaturgo Ferreira em Renascer

Na época, alguns dos intérpretes dos filhos de José Inocêncio viveram bastidores agitados. O principal foi o caso envolvendo Taumaturgo Ferreira, que fez com que José Venâncio deixasse a novela bem antes do fim.

A confusão começou porque o ator decidiu interpretar o personagem de um jeito próprio, mais sofisticado, com a autorização do diretor Luiz Fernando Carvalho. No entanto, foi bastante criticado e rendeu a maior polêmica nos bastidores, causando sua saída da trama.

“Eu fui cancelado. Durou seis anos. Queriam que eu fizesse uma coisa mais rural, da Bahia. Eu tinha combinado com o diretor que meu personagem (José Venâncio) não teria sotaque nem falaria ‘oxente’ e ‘painho’. Porque ele era um cara que tinha estudado fora, mais sofisticado, namorava uma hermafrodita… Eu não via sentido”, declarou Taumaturgo ao jornal O Globo em 2021.

“Combinei com o diretor para não fazer. Só que se esqueceram de combinar com os russos (risos). Aí me picharam, disseram que eu fazia um papel muito afetado e sofisticado para aquela família. Fui sentindo uma resistência. Me expulsaram no capítulo 50 ou 60, não lembro”, recordou.

Mas nem tudo terminou mal nos bastidores de Renascer. Foi durante as gravações da novela que o estreante Marco Ricca conheceu Adriana Esteves – que interpretou Mariana. Os dois engataram um romance que acabou em casamento. Os dois ficaram juntos por 10 anos e tiveram um filho, o também ator Felipe Ricca, atualmente com 24 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por onde andam os filhos de José Inocêncio atualmente?

Renascer
Claudia Lira e Tarcísio Filho em Renascer (divulgação/Globo)

Após o fim da primeira versão de Renascer, Marcos Palmeira participou de várias novelas da Globo, como Irmãos Coragem (1995), Porto dos Milagres (2001), Celebridade (2003), Cheias de Charme (2012), A Dona do Pedaço (2019), entre outros. Atualmente, interpreta José Inocêncio na segunda fase do remake do folhetim.

Depois da estreia na novela de Benedito Ruy Barbosa, Marco Ricca esteve em algumas novelas do SBT e em várias produções da Globo. A última novela dele foi Um Lugar ao Sol (2021). Desde então, se dedicou às séries, integrando o elenco de As Aventuras de José e Durval (2023) e Justiça (2024), ambas do Globoplay.

Galã das novelas entre as décadas de 1980 e 1990, Taumaturgo Ferreira teve sua carreira arruinada após a polêmica em Renascer e só voltou a se destacar na Globo em O Cravo e Rosa (2000), depois de fazer algumas novelas na emissora carioca e fora de lá.

Nos últimos anos, o ator tem se dedicado às séries, com trabalhos em Magnífica 70 (2016-2018), da HBO; Ilha de Ferro (2018-2019), do Globoplay; e mais recentemente, B.O. (2023), da Netflix.

Aos 59 anos, Tarcísio Filho está fora das novelas da Globo desde 2019, quando esteve no elenco de Verão 90, no horário das sete. Depois, participou de Passaporte Para Liberdade (2023), uma coprodução da Globo com a Sony, e da série Novela (2023), do Prime Video.

Whatsapp


Leia também