Um ano depois, Globo se arrepende de ter feito mudanças no Encontro

22/05/2023 às 10h43

Por: André Santana
Imagem PreCarregada

André Santana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, Fátima Bernardes comunicou a Globo que gostaria de deixar o Encontro para se dedicar a projetos mais curtos. A emissora, então, se viu diante de dois desafios: encontrar a substituta ideal para comandar o matinal e buscar uma nova função para a ex-Jornal Nacional.

Divulgação / Globo

A solução, no entanto, foi simples: o canal optou por efetivar Patrícia Poeta, que já era substituta eventual no Encontro, e aproveitar Fátima no The Voice Brasil, que estava sem apresentador após a saída de Tiago Leifert.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de “simples”, as mudanças não funcionaram na prática. Com Patrícia Poeta, o Encontro enfrenta um severo desgaste de imagem. Já Fátima Bernardes não emplacou à frente do The Voice. Ou seja, a mudança não foi boa para ninguém.

The Voice enfraquecido

Fátima Bernardes

Reprodução / Globo

Em seus dez anos à frente do Encontro, Fátima Bernardes se tornou um grande sucesso comercial na Globo. Fora do jornalismo, a apresentadora virou a garota-propaganda queridinha de diversas marcas, consolidando-se como um nome forte da televisão brasileira.

LEIA TAMBÉM:

Foi de olho no prestígio comercial de Fátima que a Globo a escalou para substituir Tiago Leifert à frente do The Voice Brasil. Na sequência, ela também foi recrutada para a vaga de Márcio Garcia no The Voice Kids, atualmente no ar.

Porém, no novo posto, Fátima não repete o brilho de sua incursão nas manhãs da Globo. Sua passagem pelo The Voice Brasil foi apagada. Já no The Voice Kids, a apresentadora amarga a mais baixa audiência da história da atração. Tanto que o musical é constantemente ameaçado pelo Domingo Legal, do SBT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a competição infantil é um fracasso comercial, de acordo com o site Notícias da TV. Mesmo com Fátima à frente, The Voice Kids conseguiu apenas um patrocinador este ano, a marca de sucos Tang. Com baixa audiência e fraco faturamento, o futuro do programa é incerto.

Crise de imagem

Encontro - Manoel Soares e Patrícia Poeta

Reprodução / Globo

Sem Fátima Bernardes, o Encontro também não vai nada bem. A emissora errou feio ao promover um relançamento do matinal, mas sem, de fato, reformulá-lo. Além disso, o canal também falhou ao anunciar uma dupla no comando – Patrícia Poeta e Manoel Soares -, mas colocar apenas o nome da apresentadora no título da atração.

Além disso, a dupla não funcionou. Patrícia e Manoel não demonstraram qualquer química e os “atropelos” em cena se tornaram constantes. Nas redes sociais, o público reclama diariamente que Patrícia não dá espaço a Manoel e o deixa de lado, o que desgastou a imagem da apresentadora.

Depois, Manoel Soares também foi alvo de críticas ao preferir o silêncio em torno da crise, o que ajudou a estimular a animosidade contra Patrícia. Deu tudo tão errado que o apresentador já tem data para deixar o matinal. De acordo com informações que circulam na imprensa, Soares sai do Encontro em agosto.

Ninguém ganhou

Patricia Poeta

Ou seja, a saída de Fátima Bernardes não foi boa para nenhum dos lados. Sem sua apresentadora e criadora, o Encontro se perdeu em meio a fofocas e um sério desgaste junto ao público. Patrícia Poeta não caiu nas graças da audiência e está longe de repetir o êxito da colega, que tinha excelente entrada junto ao espectador das manhãs.

Por outro lado, Fátima Bernardes não conseguiu se encaixar em outra função fora do Encontro. A emissora errou ao lhe entregar o desgastado The Voice, que, nas mãos dela, vive seu pior momento.

Agora, a Globo tem dois pepinos nas mãos. Arrumar a bagunça que virou o Encontro e encontrar uma função mais digna para Fátima Bernardes na programação. Do jeito que está, nada funcionou.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.