Com o fim marcado para 6 de setembro, Renascer entra em seu último mês de exibição com pelo menos três grandes acontecimentos que vão provocar uma série de reviravoltas na trama.
Um deles será o misterioso assassinato de Egídio (Vladimir Brichta), que vai mexer com a reta final da novela das nove da Globo. Ele será alvo de uma nova emboscada, dessa vez certeira.
Além disso, haverá o aguardado desfecho de Tião Galinha (Irandhir Santos), ainda indefinido. Já se sabe, porém, que ele viverá uma sequência de desgraças.
Outro acontecimento marcante será a derrocada de José Inocêncio (Marcos Palmeira). O protagonista verá sua saúde definhar e, para piorar, sofrerá um acidente que o deixará agonizando.
A desgraça de Tião Galinha
Nas últimas semanas de Renascer, Tião sofrerá duros baques. A felicidade ao trabalhar para Sandra (Giullia Buscacio) durará pouco. Ele será expulso da roça junto com os companheiros.
Depois, resolverá acampar nas terras como forma de resistência e acabará sendo preso pelo delegado Nórcia (Edmilson Barros) por desacato. O sofrimento sem fim continuará e Egídio acusará o peão até pelo sumiço de Marçal (Osvaldo Mil).
O desfecho de Tião ainda está em aberto. Apesar do autor Bruno Luperi ter feito mudanças no rumo do ex-catador de caranguejos e o poupado da morte na prisão, um fim trágico não está descartado.
Morte de Egídio
Os capítulos finais do folhetim também serão envoltos por um mistério: quem matou Egídio? A perguntará terá início depois que ele for morto misteriosamente em uma tocaia.
Se Luperi seguir a versão original, o vilão irá até a fazenda de José Inocêncio para uma conversa com o rival. Assim que deixar a casa do produtor de cacau e estiver indo para casa, ele será alvo de um atentado na estrada.
Um atirador oculto vai disparar contra Egídio, que morrerá. A identidade do assassino se tornará um mistério que será desvendado somente perto do fim — caso siga a trama de 1993, a assassina deve ser Mariana (Theresa Fonseca).
A derrocada de José Inocêncio
Conhecido por ter o “corpo fechado” para a morte, José Inocêncio também deve sofrer uma reviravolta nos últimos capítulos de Renascer. Com a saúde já bastante frágil, ele sofre um acidente de carro a caminho da fazenda.
O fazendeiro é socorrido e levado para casa com vida, mas seu estado de saúde piora e ele passa a agonizar. Em seus últimos momentos, Inocêncio é libertado para morrer por João Pedro (Juan Paiva) e parte.