Última novela que parou o Brasil terminava há 9 anos

Última novela que parou o Brasil terminava há 9 anos

Whatsapp

Há exatamente nove anos, no dia 19 de outubro de 2012, o Brasil parava para ver o último capítulo de Avenida Brasil. A novela de João Emanuel Carneiro mobilizou a galera do sofá e das redes sociais e gerou até um risco de apagão naquele dia, deixando as ruas vazias como em final de Copa do Mundo.

Para celebrar os cinco anos do último capítulo da trama, o TV História preparou um resumão da trama, acompanhado por 10 dos encerramentos mais incríveis da novela.

Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1999, o jogador de futebol Jorge Tufão (Murilo Benício) está no auge da carreira – revelado pelo Divino Futebol Clube, então defendendo a camisa do Flamengo -, e já noivo de Monalisa (Heloísa Perissé). Numa noite chuvosa, ele atropela Genésio (Tony Ramos); gancho do primeiro (e eletrizante) capítulo.

Genésio, antes de morrer, balbuciou um nome que martelou a cabeça de Tufão por dias: Carmem Lúcia. Tratava-se da viúva, Carminha (Adriana Esteves), a quem o jogador, erroneamente, entendeu que deveria ajudar…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante do prestativo Tufão, Carminha posou de esposa abnegada. Acabou ludibriando o jogador, afastando-o de Monalisa e convencendo o rapaz a casar-se com ela, tão jovem, já viúva e grávida. A criança, na verdade, era filha de Max (Marcello Novaes), amante da bandida que, por ordem dela, abandonou a pequena Rita (Mel Maia), filha de Genésio, num lixão.

Max acaba se casando com Ivana (Letícia Isnard), a irmã de Tufão, numa manobra de Carminha para manter o aliado por perto. Eis que, anos depois, Rita (agora atendendo por Nina) volta da Argentina – onde vivia com a família adotiva – para vingar-se daqueles que a prejudicaram. E se emprega justamente na casa onde Carminha reina absoluta no papel de matriarca zelosa e solidária.

Nina logo cai nas graças de todos os moradores da mansão de Tufão – do pai do jogador Leleco (Marcos Caruso) até a filha, que todos acreditam ser do marido morto de Carminha, Ágata (Ana Karolina Lannes). Ela também mexe com Jorginho (Cauã Reymond), garoto adotado pelo astro do Flamengo, orientado pela esposa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O rapaz, que também almeja fazer carreira nos gramados, é noivo da ricaça gente-boa Débora (Nathalia Dill). Tudo correndo muito bem até que Nina vê seus planos de vingança ameaçados por Nilo (José de Abreu), figura asquerosa que habitava o lixão, para quem a verdadeira identidade da cozinheira não é segredo…

E quando Nilo revela à Carminha que a filha de Genésio está no Brasil, Nina é obrigada a recorrer ao auxílio de Betânia (Bianca Comparato), sua companheira no lixão de Mãe Lucinda (Vera Holtz), que abriga todas as crianças abandonadas ali. Para silenciar o chantagista, a cozinheira rouba o dinheiro que sua madrasta má e o amante Max extorquiram de Tufão por meio de um falso sequestro…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, o “castelo de areia” de Carminha começa a desmoronar, quando Jorginho descobre que Rita / Nina – que ele conheceu no lixão – foi alvo da sana gananciosa de sua “mãe adotiva”. Acuada pelo filho e pelo marido, a loira falsiane joga a culpa do crime de abandono de incapaz em Genésio e dá um jeito de despachar a “falsa Rita” Betânia…

Com o auxílio de Débora, Jorginho sai em busca de pistas sobre seu passado: descobre ser filho biológico de Carminha, que, acuada por um pedido de divórcio de Tufão, diz ter engravidado de um motorista de ônibus que a violentou e, outra vez, acusa Genésio de ter abandonado outra criança no lixão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste momento, Nina se afasta do amado, já que o romance tem prejudicado sua vingança. Ela finge interesse em Max, chegando a induzir Jorginho a acreditar que os dois estão realmente juntos. Acontece que Max descobre a farsa de Rita ao vê-la com Betânia… E, quase que no mesmo dia, Nina consegue flagrar Carminha e o amante “em ação”.

Só que Carminha, com a ajuda de seu amante mais novinho, Lúcio (Emiliano D’ávila) – filho da colega de cozinha de Nina, Janaína (Cláudia Missura) – descobre toda a farsa envolvendo Betânia e as condições nababescas de vida que a verdadeira Rita tem proporcionado a Nilo em troca de seu silêncio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A grande virada do capítulo 100 desemboca no confronto físico e mental: “Eu vou te mandar pro inferno, traste!”, promete Carminha, que enterra Rita / Nina viva!

Num esforço descomunal, a cozinheira escapa da cova, ainda mais certa de que precisa defenestrar a madrasta maquiavélica. Sua primeira investida é invadir a mansão e espalhar, por todos os cantos, as fotos de Carminha e Max “de saliência”. Isto é o que chamamos de plot twist!

Pressionada, a loira cede à chantagem da enteada – quem não se lembra do “me serve, vadia!”. O jogo de Nina consiste em fazer com que toda a família de Tufão acredita que as “faculdades mentais” de Carminha não estão em perfeitas condições.

O revide da mocinha inclui também minar a relação da vilã com Max; Nina chega a armar um flagrante no barco que o bandidão comprou com o dinheiro de Tufão. Carminha reagiu como? Bebendo para esquecer os problemas – o célebre gancho do “toca pro inferno, motorista!”.

O problema é que Nina não sabia o que era pen-drive – o maior deslize da trama, sem sombra de dúvida. E todas as cópias das fotos da traição acabam indo parar nas mãos de Carminha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste momento, o namoro com Jorginho, com quem “chegou a casar” numa cerimônia simbólica atrapalhada por sua oponente, está estremecido por conta do interesse amoroso que Tufão demonstra pela jovem.

Novamente contando com as práticas criminosas de Lúcio, a vilã arma a prisão de Nina. E induz toda a família a acreditar que a empregada tem um caso com Max… Tadinha da Ivana!

O próximo passo de Carminha coloca em risco a vida de Max. Mas qual não foi sua surpresa quando, assim como a enteada fez anteriormente, o amante de toda a vida reaparece vivíssimo na sala da mansão?

Nos últimos capítulos de Avenida Brasil, os esclarecimentos: Max é filho de Nilo e Mãe Lucinda. A queridona do lixão foi obrigada a se afastar do pequeno quando foi presa, acusada de matar a mãe de Carminha – que havia assassinado sua filha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só que Lucinda estava de inocente em toda a história: foi apenas o bode expiatório de Santiago (Juca de Oliveira), o pai de Carmem Lúcia, que esperou Lucinda sair de sua casa para liquidar a esposa na frente da filha ainda pequena. Depois, o velho largou Carminha no lixão.

Na última semana, Max é assassinado por sua cúmplice. A vilã se redime, salva a vida de Nina e livra Lucinda de pagar, outra vez, por um crime que não cometeu. Novelão, sim ou com certeza?

Por fim, espaço para uma menção honrosa: Zezé (Cacau Protásio) o gancho mais divertido de Avenida Brasil!

Se quiser ver o encerramento de todos os capítulos, confira no vídeo abaixo:

Whatsapp


Leia também