André Santana

Walcyr Carrasco não está economizando munição para elevar a audiência de Terra e Paixão. Além de destacar personagens que seriam secundários, como Luigi (Rainer Cadete), o autor busca de momentos catárticos, capazes de fisgar a atenção do público, e tem recorrido, cada vez mais, aos segredos do passado dos personagens principais da trama.

Rainer Cadete e Cauã Reymond em Terra e Paixão
Rainer Cadete e Cauã Reymond em Terra e Paixão

Até mesmo Antônio La Selva (Tony Ramos), que descobriu recentemente não ser o pai biológico de Daniel (Johnny Massaro), tem segredos a serem revelados. O vilão tem um mistério envolvendo sua família que será revelado nos próximos capítulos.

[anuncio_1]

Laços de família

Terra e Paixão - Gloria Pires e Tony Ramos
Tony Ramos (Antônio) e Gloria Pires (Irene) em Terra e Paixão (Manoella Mello / Globo)

Por enquanto, o que se sabe sobre Antônio é que ele é irmão de Ademir (Charles Fricks) e foi casado com Agatha (Bianca Bin/Eliane Giardini), a quem amou incondicionalmente. No entanto, há outros segredos acerca do patriarca da família La Selva.

De acordo com o colunista André Romano, do Observatório da TV, será Irene (Gloria Pires) quem descobrirá uma nova informação sobre o passado do marido. Angelina (Inez Viana), que conhece bem o passado do patrão, fará uma revelação que deixará a megera de cabelo em pé.

A governanta contará a Irene que Samuel (Ítalo Martins), o falecido marido de Aline (Barbara Reis) era nada menos que irmão de Antônio. Ou seja, o poderoso do agronegócio mandou matar seu próprio irmão.

De volta ao início

Bárbara Reis em Terra e Paixão
Bárbara Reis em Terra e Paixão

O autor já havia dado sinais de que uma reviravolta nesse sentido poderia acontecer. Logo nas primeiras cenas, Antônio revelou que as terras de Aline foram doadas por seu pai a Samuel. O fazendeiro, inclusive, disse que nunca entendeu porque o pai fez isso, mas que faria de tudo para reaver as terras.

Ou seja, é bem possível que o pai de Antônio tenha doado as terras para Samuel justamente porque sabia que o marido de Aline era seu filho e, portanto, tinha direito a uma parte de seu patrimônio.

Com a revelação, Terra e Paixão praticamente voltará ao ponto de partida. Afinal, ficará mais clara a motivação para a verdadeira chacina orquestrada por Antônio diante da família de Aline.

[anuncio_3]

Segredos demais

Terra e Paixão - Cauã Reymond, Johnny Massaro e Tony Ramos
Johnny Massaro (Daniel), Tony Ramos (Antônio) e Cauã Reymond (Caio) em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Terra e Paixão já está começando a pesar a mão com tantas revelações. Walcyr Carrasco tem lançado tantos segredos que, atualmente, parece que tudo é possível e válido de acontecer dentro do universo da novela.

É um recurso barato para fazer a audiência subir. Afinal, cada revelação rende cenas apoteóticas, que se transformam num verdadeiro barraco familiar, o que costuma chamar a atenção do público. A revelação sobre o passado de Irene e o verdadeiro pai de Daniel provou isso: o capítulo da virada registrou ótima audiência para os padrões atuais.

A novela ainda vai fazer uso da volta de Agatha e do mistério em torno da morte de Daniel – que pode ter sido assassinado, ou até estar vivo! – para continuar tentando conquistar o público. Será que vai dar certo?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor