Assustada com a situação de Fuzuê, a direção da Globo decidiu intervir mais drasticamente na trama. Após o sinal de alerta com a grande queda de audiência, a emissora escalou outro autor para tentar salvar a novela das sete.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ar desde agosto, o folhetim de Gustavo Reiz tem sofrido com a fuga do público. O cenário se agravou a partir de setembro, com quedas semana após semana.
Operação salvamento
Ary Fontoura no É de Casa (Reprodução / Globo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vendo que o ibope da novela caminhava para o buraco, a Globo agiu rápido e começou a se mexer nos bastidores. A primeira ação foi ouvir o público em um grupo de discussão.
Depois de saber o que os telespectadores estão achando da trama, a emissora iniciou uma campanha de relançamento. Para isso, começou a veicular chamadas apresentando a história na programação e escalou nomes do elenco para participar de programas da casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
[anuncio_2]
Globo escala autor para salvar Fuzuê
Ricardo Linhares (Renato Rocha Miranda / Globo)
Em mais uma medida para tentar estancar a queda de audiência e recuperar o público perdido, a Globo resolveu acionar um autor experiente para auxiliar Gustavo Reiz e colocar Fuzuê nos eixos.
Segundo informações do jornal O Globo, Ricardo Linhares passou a ser o supervisor de texto da trama das 19h. Ele, inclusive, já iniciou os trabalhos com o autor titular para ajustar o folhetim.
Linhares tem atuado nessa função na Globo desde 2012, quando esteve na supervisão de texto de Malhação: Conectados e Cheias de Charme (2012). Desde então, passou a supervisionar autores estreantes nas novelas e foi convocado para salvar outras obras.
Manuela Dias (Divulgação / Globo)
Nessa função, o novelista já foi escalado para ajudar a salvar A Lei do Amor (2016) e Deus Salve o Rei (2018), trama medieval de Daniel Adjafre que ajudou a colocar nos trilhos e recuperar a audiência.
Ricardo Linhares ainda foi supervisor de texto de novelas de estreantes como autores principais, como Rock Story (2016), em que trabalhou com Maria Helena Nascimento. O último trabalho desse tipo havia sido em Amor de Mãe (2019), quando supervisionou Manuela Dias.
Mudanças na trama
Nicolas Prattes e Giovana Cordeiro em Fuzuê (Reprodução / Globo)
No caso de Fuzuê, Linhares entrará no meio da novela para promover alterações na tentativa de recuperar o ibope, evitando que a trama se torne um fiasco, já que ainda tem longos meses pela frente.
Algumas mudanças, no entanto, já estavam previstas antes da entrada do autor. Uma delas é a antecipação da resolução do mistério do tesouro perdido, que foi adiantada em duas semanas e deve ir ao ar entre os dias 6 e 11 de novembro.
Outras alterações que independem de Linhares e foram sugeridas pelo grupo de discussão envolvem o desenvolvimento de dois casais. O público revelou a torcida para Bebel e Nero, além de Merreca e Soraya Terremoto. A aproximação entre os casais já foi vista nas últimas semanas.