Assustada com a situação de Fuzuê, a direção da Globo decidiu intervir mais drasticamente na trama. Após o sinal de alerta com a grande queda de audiência, a emissora escalou outro autor para tentar salvar a novela das sete.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ar desde agosto, o folhetim de Gustavo Reiz tem sofrido com a fuga do público. O cenário se agravou a partir de setembro, com quedas semana após semana.
Operação salvamento
Vendo que o ibope da novela caminhava para o buraco, a Globo agiu rápido e começou a se mexer nos bastidores. A primeira ação foi ouvir o público em um grupo de discussão.
Depois de saber o que os telespectadores estão achando da trama, a emissora iniciou uma campanha de relançamento. Para isso, começou a veicular chamadas apresentando a história na programação e escalou nomes do elenco para participar de programas da casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
[anuncio_2]
Globo escala autor para salvar Fuzuê
Em mais uma medida para tentar estancar a queda de audiência e recuperar o público perdido, a Globo resolveu acionar um autor experiente para auxiliar Gustavo Reiz e colocar Fuzuê nos eixos.
Segundo informações do jornal O Globo, Ricardo Linhares passou a ser o supervisor de texto da trama das 19h. Ele, inclusive, já iniciou os trabalhos com o autor titular para ajustar o folhetim.
Linhares tem atuado nessa função na Globo desde 2012, quando esteve na supervisão de texto de Malhação: Conectados e Cheias de Charme (2012). Desde então, passou a supervisionar autores estreantes nas novelas e foi convocado para salvar outras obras.
Nessa função, o novelista já foi escalado para ajudar a salvar A Lei do Amor (2016) e Deus Salve o Rei (2018), trama medieval de Daniel Adjafre que ajudou a colocar nos trilhos e recuperar a audiência.
Ricardo Linhares ainda foi supervisor de texto de novelas de estreantes como autores principais, como Rock Story (2016), em que trabalhou com Maria Helena Nascimento. O último trabalho desse tipo havia sido em Amor de Mãe (2019), quando supervisionou Manuela Dias.
Mudanças na trama
No caso de Fuzuê, Linhares entrará no meio da novela para promover alterações na tentativa de recuperar o ibope, evitando que a trama se torne um fiasco, já que ainda tem longos meses pela frente.
Algumas mudanças, no entanto, já estavam previstas antes da entrada do autor. Uma delas é a antecipação da resolução do mistério do tesouro perdido, que foi adiantada em duas semanas e deve ir ao ar entre os dias 6 e 11 de novembro.
Outras alterações que independem de Linhares e foram sugeridas pelo grupo de discussão envolvem o desenvolvimento de dois casais. O público revelou a torcida para Bebel e Nero, além de Merreca e Soraya Terremoto. A aproximação entre os casais já foi vista nas últimas semanas.