Tudo ou nada: CNN prepara ataque após perder sua principal estrela
25/07/2023 às 15h15
A perda de Daniela Lima foi um duro golpe na CNN Brasil. Afinal, a apresentadora do CNN 360º era a “cara” da emissora, reconhecida como uma das profissionais mais aplaudidas do canal de notícias. Sua importância cresceu ainda mais depois que ela se tornou praticamente a única estrela da estação, na ocasião em que a CNN demitiu grifes, como Monalisa Perrone. William Waack é um dos poucos remanescentes da primeira leva de contratados da casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a CNN Brasil não jogou a toalha e pretende dar a volta por cima. Com um novo vice-presidente de jornalismo, o canal de Rubens Menin quer retomar a briga de audiência resgatando a credibilidade da emissora, bem como investir em mais medalhões do telejornalismo.
Troca de comando
Há poucas semanas, o público foi pego de surpresa com o anúncio da transferência de Daniela Lima para a GloboNews. De repente, a CNN Brasil se viu sem uma de suas principais âncoras. Para “piorar”, pouco tempo depois, o vice-presidente de jornalismo, Leandro Cipoloni, anunciou seu desligamento do canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, Virgílio Abranches, que já fazia parte da alta cúpula da estação, passou a assumir as funções de Cipoloni. Mas, embora tenha se tornado vice-presidente de forma interina, o profissional quer deixar sua marca no comando da redação.
Para alcançar este objetivo, Abranches pretende promover uma nova reformulação na programação da CNN Brasil. Sua ideia é resgatar a credibilidade do canal, abalada após denúncias de censura, e atrair audiência com uma programação qualificada, bastante focada no hard news.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Leia também: Após polêmicas, árbitro comemorou fim da Central do Apito: “Aliviou”
Mudanças
De acordo com informações do site TV Pop, Virgílio Abranches fez questão de reunir os jornalistas da CNN Brasil assim que passou a responder pela vice-presidência de jornalismo. Na reunião, o profissional teria dito que sua gestão, mesmo se for transitória, focará num ambiente de trabalho saudável e numa linha editorial independente, focada no hard news.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TV Pop também apurou que os planos de Abranches passam pela reformulação da grade, aumentando o espaço para telejornais e modificando formatos considerados “problemáticos”, como O Grande Debate, de Luciana Barreto, que não trouxe o retorno de audiência e repercussão esperados.
Além disso, Abranches tem o aval dos “chefões” Rubens Menin e João Camargo para investir em novas contratações. O profissional busca nomes de peso que estejam disponíveis no mercado para posições estratégicas, como o comando do CNN 360º. Leandro Cipoloni tinha a intenção de promover uma prata da casa, mas Abranches prefere buscar um nome mais forte.
Expectativas são boas
Ana Hickmann e Paulo Henrique Amorim no Tudo a Ver (Divulgação / Record)Por fim, o site TV Pop também informou que as expectativas quanto à gestão de Virgílio Abranches são boas, ao menos dentre os jornalistas da CNN Brasil. Os profissionais confiam na experiência do novo vice-presidente, que gosta e entende de televisão.
Abranches iniciou sua carreira na TV na EPTV, afiliada da Globo em Campinas, mas se desenvolveu no veículo na Record. Na emissora, ele encabeçou projetos bem-sucedidos que levaram o canal à liderança de audiência, como o matinal São Paulo no Ar, e também dirigiu o Domingo Show, de Geraldo Luís, que incomodou bastante a Globo.
Ele também esteve na equipe da primeira versão do Tudo a Ver, elogiada revista eletrônica que foi apresentada nos finais de tarde da Record entre 2004 e 2006. A atração, comandada por Paulo Henrique Amorim e Patrícia Maldonado, se tornou uma marca da “nova Record”, até hoje, tem fãs que torcem por uma retomada. Quem sabe isso não acontece na CNN Brasil?