Renascer está prestes a entrar na reta final e só se fala em outra coisa. A Globo bem que tentou aumentar a repercussão da trama mexendo nos capítulos e adiantando acontecimentos, mas nada mudou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, recentemente, a novela ganhou um inesperado burburinho. A escalação de Malu Mader para viver Aurora, novo interesse amoroso de José Inocêncio (Marcos Palmeira), rendeu assunto na web e mexeu com os noveleiros.
O interesse na entrada de Malu Mader em Renascer mostra que o público gosta quando artistas conhecidos e reconhecidos dão as caras na telinha. O que demonstra a força dos “medalhões”, algo que a Globo vem deixando de lado em suas novelas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando Malu Mader entra em Renascer?
A entrada de Aurora, personagem de Malu Mader em Renascer, deve acontecer no dia 9 de julho na trama da Globo. Trata-se de uma fazendeira que chegará à fazenda de José Inocêncio para conhecer as técnicas de manejo de cacau. A princípio, eles se estranharão, mas logo engatarão um romance.
Desde que foi confirmada, a escalação de Malu Mader para esta participação em Renascer foi celebrada nas redes sociais. A atriz tem história na teledramaturgia brasileira e estava afastada do horário nobre da Globo desde Celebridade (2003). Sua última novela do início ao fim foi Haja Coração (2016), às 19h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O burburinho em torno de sua chegada chama a atenção, já que Renascer costuma passar em brancas nuvens. A trama registra audiência abaixo do esperado e praticamente não repercute na web. A aparição de Malu Mader, portanto, serviu para mexer um pouco com este cenário desolador.
Medalhões esquecidos
A boa repercussão da entrada de Malu Mader em Renascer tem muito a ensinar à Globo. Isso mostra o quanto o público gosta e se envolve com uma novela que conta com rostos conhecidos da audiência.
Malu Mader tem uma carreira vitoriosa e que fala por si. Uma das musas da Globo nos anos 1980, a atriz tornou-se uma das principais estrelas da emissora e protagonizou diversos sucessos, como Fera Radical (1988), Top Model (1989), Celebridade e tantas outras novelas, séries e minisséries.
No entanto, Malu Mader foi uma das primeiras atrizes do primeiro escalão da Globo a não ter seu contrato renovado com a emissora e, desde então, sumiu das novelas. Depois dela, vários outros grandes nomes deixaram a rede. Assim, os “velhos conhecidos” do público já não dão mais as caras nos folhetins.
A importância dos grandes nomes
Quando era o “todo-poderoso” da Globo, o diretor Boni sabia da força dos medalhões. Tanto que sempre fez questão de buscar as estrelas que se destacavam na concorrência e segurá-los na Globo sob um ótimo contrato. Essa foi uma das estratégias que levou a Globo a assumir a liderança absoluta de audiência.
Mas, no atual momento dos contratos por obra certa, a presença de grandes nomes nas novelas diminuiu. Nos últimos anos, as tramas contam com um ou outro nome de expressão, e o “restante” do elenco é completado por artistas menos expressivos ou lançamentos.
Isso ajuda a explicar o atual desinteresse do público pelas novelas. O público tradicional de folhetins criou uma relação de afeto com os artistas que construíram a história da TV e, por isso, tende a se interessar por seus trabalhos. Há uma identificação.
Exemplo disso é Terra e Paixão (2023), que só viu sua audiência crescer quando colocou nos holofotes o triângulo formado por Tony Ramos, Gloria Pires e Eliane Giardini. O público gosta dos “medalhões” e gosta de vê-los em cena.