Filho do ator e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri, um dos maiores nomes da cultura nacional, Flávio Guarnieri seguiu os passos do pai. Ele estreou na TV ainda adolescente e também emplacou diversos trabalhos no teatro e no cinema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o ator se foi cedo demais e de uma maneira abrupta. Ele faleceu aos 56 anos, apenas 15 dias depois de descobrir uma leucemia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Irmão do também ator Paulo Guarnieri, Flávio era casado com a engenheira Carla Henklein e não teve filhos.
Família de artistas
Filho de Gianfrancesco Guarnieri e da jornalista Cecilia Thompson, Flávio Guarnieri nasceu em 26 de setembro de 1959, em Lisboa, Portugal. Na época, Cecilia estava no país europeu acompanhando o marido, que estava em cartaz com a peça Gimba, Presidente dos Valentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Com isso, não demorou para que Flávio começasse a seguir os passos do pai. Sua estreia na TV se deu aos 14 anos de idade, numa ponta na primeira versão de Mulheres de Areia (1973), na TV Tupi. Ele viveu o jovem Tonho da Lua, personagem de seu pai na trama.
No entanto, sua estreia profissional se deu mesmo no teatro. Em 1977, ele atuou na peça Sonata sem Dó, de Marcílio Moraes, que lhe rendeu um prêmio de ator revelação pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Carreira
Depois de se destacar nos palcos, Flávio Guarnieri estreou no cinema, em Parada 88, o Limite de Alerta (1978) e, depois, fez sua “estreia oficial” na TV, como Celso em Como Salvar Meu Casamento (1979), última novela da Tupi.
Mas a consagração na televisão se deu em Os Adolescentes (1981), novela da Band que lhe rendeu outro prêmio de ator revelação. Depois disso, o ator esteve em vários outros trabalhos, principalmente no teatro e no cinema.
Apesar do sucesso de seus primeiros trabalhos em novelas, Flávio Guarnieri fez pouca televisão. Ele, inclusive, chegou a reclamar da falta de espaço na telinha. Guarnieri atuou em Transas e Caretas (Globo, 1984), Cidadão Brasileiro (Record, 2006) e Amigas e Rivais (SBT, 2007), entre outras produções.
Morte repentina
Pouco tempo depois de finalizar seu trabalho na peça Irmãos, Irmãos… Negócios à Parte, em que atuou ao lado do irmão Paulo Guarnieri, Flávio Guarnieri foi diagnosticado com leucemia.
Em seguida, o ator iniciou o tratamento, mas não resistiu. Ele morreu em 7 de abril de 2016, apenas 15 dias após descobrir a doença, por conta de uma infecção generalizada ocorrida após sua primeira sessão de quimioterapia.
Flávio Guarnieri tinha 56 anos. Ele foi velado na Vila Alpina, em São Paulo (SP).