Na fictícia Pontal d’Areia, existem vários pescadores. Entre eles está Chico Belo, homem metido a galã que fica paquerando as moças, mas é casado com Do Carmo (Lú Mendonça).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O personagem de Mulheres de Areia (1993), atualmente com uma Edição Especial nas tardes da Globo, foi interpretado por Joel Barcellos, que teve uma passagem marcante pelo cinema nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Operário do cinema
Joel começou sua carreira no teatro, na premiada peça Eles Não Usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri, encenada nos anos 1940. A partir disso, ele passou a ganhar destaque e foi chamado para atuar em diversos filmes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Cinco Vezes Favela, Os Mendigos, Os Fuzis, A Falecida, O Desafio, Jardim de Guerra, Parada 88 – O Limite de Alerta, Luz del Fuego e O Homem Nu, foram alguns filmes que o ator estrelou.
Na televisão, os trabalhos foram poucos, mas ele conseguiu deixar sua marca: O Pagador de Promessas (1988), Tereza Batista (1992), Memorial de Maria Moura (1994), Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados (1995) e A Justiceira (1997) são as produções em que ele esteve presente.
Leia também: Astro que deixou a Globo viu jogador da Seleção cheirando cocaína em bar
Romance no meio das filmagens
Uma das grandes polêmicas que ele se envolveu foi durante as gravações do filme Rio Babilônia, dirigido por Neville D’Almeida. Um dos momentos mais pesados do longa foi uma cena de sexo feita em uma piscina. Na encenação estavam Joel, Denise Dumont (foto acima) e Pedro Aguinaga.
A atuação é tão realista que muitas pessoas acreditavam que tudo aquilo era real. Mas a realidade era muito mais complicada: Joel e Denise se apaixonaram durante as gravações.
Na época, a atriz era casada com o autor Euclydes Marinho, autor de vários trabalhos na TV. Durante o documentário Neville d’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos, ela afirmou que essa paixão fez com que o casamento chegasse ao fim. Na mesma época, ela atuava em Quem Ama, Não Mata (1982), escrita pelo ex-marido.
A relação entre Denise e Joel não durou muito. Hoje, ela vive nos Estados Unidos, em Nova Iorque, ao lado de seu marido, o cineasta e escritor Matthew Chapman.
A doença e o fim
Joel parou de trabalhar em 2012, após sofrer acidente vascular cerebral (AVC). As sequelas impediram que o ator voltasse a gravar, colocando um ponto final em sua carreira.
Joel Barcelos faleceu no dia 10 de novembro de 2018, aos 82 anos. O trabalho do ator está eternizado em vários longas e em Mulheres de Areia, atual reprise das tardes da Globo.