Três provas de que o SBT está mais perdido do que nunca
09/08/2024 às 14h23
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Filha de Silvio Santos e atual vice-presidente do SBT, Daniela Beyruti assumiu o comando da emissora com a intenção de fazer uma gestão mais moderna e eficiente. Ou seja, parecia que os dias de decisões intempestivas e pouco compreensíveis estavam para trás.
Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos e vice-presidente do SBTBalela. É verdade que os tempos de eterna inconstância acabaram, mas resquícios desta era teimam em aparecer. O caso mais recente é A Caverna Encantada, que ganhou uma inexplicável reprise em horário alternativo que durou apenas três dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas essa é apenas um dos acontecimentos recentes que mostram que o SBT está mais perdido do que nunca. Saiba mais!
Reprise de três dias
Nova aposta da teledramaturgia infantil do SBT, A Caverna Encantada estreou derrubando os índices de audiência do horário nobre da emissora. No desespero, o canal tomou uma decisão um tanto inexplicável.
LEIA TAMBÉM:
● SBT volta ao passado, tira novela do ar e bota Chaves no horário nobre
● Fim da linha: 6 programas da Globo que não voltam mais ao ar
● Em estado terminal, astro pediu para fazer as pazes com Carlos Alberto de Nóbrega
Para tentar buscar um novo público para a trama, o canal programou uma reprise na faixa das 18h30. A medida, claro, se revelou um desastre e foi cancelada depois de apenas três dias.
Cancelar reprises, aliás, já foi praxe no SBT. Um caso muito lembrado foi quando a emissora resolveu reapresentar Carrossel (2012) semanas depois de a novela ter chegado ao fim. A audiência foi pífia e a reprise saiu do ar sem conclusão pouco tempo depois.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novelas mexicanas escondidas
As novelas mexicanas sempre fizeram parte da grade do SBT. As tramas latinas já ocuparam importantes espaços no horário nobre, entre as décadas de 1980 e 1990, e chegaram a compor uma “megamaratona” de folhetins, chegando a cinco títulos exibidos em sequência nos tempos da Tarde de Amor, nos anos 2000.
Na década de 2010, os folhetins se consolidaram na faixa Novelas da Tarde, que tinha um público cativo entre 17h e 19h na emissora. Nos últimos anos, as novelas mexicanas respondiam pelas maiores audiências diárias do SBT.
Mesmo assim, o canal decidiu “rebaixá-las”, mudando a faixa Novelas da Tarde para o horário do almoço. As novelas perderam audiência, claro, mas, ainda assim, fazem a diferença na média/dia da emissora. Já o final de tarde, agora ocupado pelo Tá na Hora, perdeu fôlego na guerra de audiência.
Perda de artistas
2024 foi um ano marcado por mudanças na grade do SBT. A emissora vem tentando reverter a crise, o que é positivo. Mas, em meio às estreias, acabou deixando as pratas da casa em segundo plano.
Com isso, grandes estrelas acabaram deixando o canal. O caso mais notório é de Eliana, que migrou para a Globo após 15 anos nos domingos do SBT. Mas o canal também abriu mão de Chris Flores, profissional versátil e muito querida, e Christina Rocha, artista que “nasceu” e cresceu na emissora.
Até Raul Gil tem ameaçado deixar o SBT. O apresentador revelou, há alguns meses, que pretende se aposentar no final do ano. Ou seja, nomes que fizeram história no SBT estão abandonando o barco.