Cada vez menos disposta a arriscar, a Globo apostará numa sequência de Êta Mundo Bom! (2016), último grande sucesso do horário das seis. O canal, cada vez mais, vem investindo em histórias populares e que são praticamente garantia de audiência.

Bianca Bin em Êta Mundo Bom!
Bianca Bin em Êta Mundo Bom!

No entanto, dar continuidade à história de Candinho (Sergio Guizé) não será tarefa das mais fáceis. O autor Walcyr Carrasco terá que soltar a imaginação para criar a sinopse da nova história e resolver alguns problemas que virão pelo caminho.

Carrasco será o criador da nova história, que deve ser desenvolvida por Mauro Wilson. A dupla de autores, portanto, terá que superar alguns desafios para alcançar um novo êxito com a história.

Casal protagonista insosso

Em 2016, o público caiu de amores por Candinho, o protagonista de Êta Mundo Bom!. Porém, apesar do sucesso do personagem, a história de amor que o envolvia não empolgou ninguém.

Isso porque Filó (Débora Nascimento), o grande amor de Candinho, não caiu nas graças da audiência. Tanto que a mocinha até perdeu força no decorrer da trama, tornando-se coadjuvante no enredo.

O romance dos pombinhos foi ofuscado pelo casal Maria (Bianca Bin) e Celso (Rainer Cadete), que passou por vários obstáculos. Maria, aliás, se tornou a grande mocinha da trama, aliando-se a Candinho para desmascarar a vilã Sandra (Flavia Alessandra).

Mocinha ladra de cena

O autor Walcyr Carrasco foi feliz na criação de Êta Mundo Bom!, já que criou a personagem Maria como uma espécie de “segunda mocinha”. A jovem comeu o pão que o diabo amassou ao engravidar sem ser casada, foi maltratada pelo pai e se tornou doméstica de Anastácia (Eliane Giardini), que lhe estendeu a mão.

Ou seja, Maria foi criada para ser uma personagem forte. E deu tão certo que ela ofuscou Filó e cresceu muito dentro da trama, tornando-se a “protagonista moral” da novela. Sendo assim, é impossível pensar numa continuação de Êta Mundo Bom! sem a personagem.

Porém, a atriz Bianca Bin não é mais contratada da Globo e chegou a se queimar na emissora após recusar vários trabalhos. Ela foi “perdoada” em Terra e Paixão (2023), na qual fez uma ponta. Mas Bianca tem priorizado trabalhos mais curtos e dificilmente aceitará encarar uma novela tradicional. Será que a Globo consegue convencê-la?

Continuação?

Flavia Alessandra como Sandra em Êta Mundo Bom!
Flavia Alessandra como Sandra em Êta Mundo Bom!

De acordo com vários veículos especializados, a direção da Globo já sondou Sergio Guizé e Flavia Alessandra, que se mostraram dispostos a reviverem Candinho e Sandra. Se o protagonista e a vilã vão voltar, isso significa que a nova novela será, sim, uma continuação de Êta Mundo Bom!.

Ou seja, ao que tudo indica, a novela não será como No Rancho Fundo, que se passa no mesmo universo e resgata personagens de Mar do Sertão (2022), mas conta uma nova história, com novos protagonistas. No Rancho Fundo está mais para “spin-off” do que continuação.

Talvez esse seja o melhor caminho para Walcyr Carrasco driblar os problemas de se criar uma sequência de Êta Mundo Bom!. Não seria melhor uma nova novela, apenas resgatando alguns personagens da obra anterior?

Assim, Carrasco não cairia no mesmo erro de Verdades Secretas 2. Na trama de 2021, o autor precisou “reabrir” tramas que já estavam bem encerradas na “primeira temporada” da novela e acabou estragando a história. O mesmo pode acontecer em Êta Mundo Bom! 2, o que seria lamentável.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor