Escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, Paraíso Tropical (2007) ficou marcada pela grande quantidade de vilões. Os tipos malvados fizeram sucesso e contribuíram para o aumento de audiência da novela durante sua exibição original.

Wagner Moura em Paraíso Tropical
Wagner Moura em Paraíso Tropical

Mas, apesar da enorme quantidade de vilanias, os autores passaram longe de pregar a impunidade. Pelo contrário. A novela que está no ar no Vale a Pena Ver de Novo termina com a devida punição a cada um dos malvados, como Olavo (Wagner Moura) e Ivan (Bruno Gagliasso).

Saiba quem são os três personagens de Paraíso Tropical que vão se dar mal e se arrepender de terem existido:

Olavo

Maior vilão de Paraíso Tropical, Olavo não economizou em maldades. Nutrindo um ódio mortal de Daniel (Fábio Assunção), o mau-caráter armou poucas e boas para destruir o rival e acumular poder dentro do Grupo Cavalcanti.

A obsessão era tanta que Olavo acabou escondendo de todo mundo o maior segredo da novela: ele sabia que Ivan (Bruno Gagliasso), o irmão que sempre detestou, era herdeiro legítimo de Antenor (Tony Ramos). E ele fez o que pode para manter esta informação muito bem guardada.

Mas Olavo acaba recebendo um terrível castigo no final da novela. Após passar a trama toda articulando para ganhar muito dinheiro e acabar com os inimigos, ele é morto num duelo final justamente contra Ivan. Os dois irmãos morrem após trocarem tiros.

Ivan

Alessandra Negrini, Vitor Novello e Bruno Gagliasso em Paraíso Tropical
Alessandra Negrini, Vitor Novello e Bruno Gagliasso em Paraíso Tropical

O bandido descobrirá, no último capítulo, que é herdeiro de nada menos que Antenor Cavalcanti. Nem mesmo Marion (Vera Holtz) sabia dessa, já que pegou Ivan para criar – e tentar dar um golpe num desavisado – sem conhecer sua real origem.

Na verdade, Ivan é fruto de um caso passageiro entre Antenor e uma empregada dele de Paraty. Olavo é o único que sabe da verdade, mas faz de tudo para manter este segredo a sete chaves, armando para se tornar o único herdeiro do irmão e, consequentemente, de Antenor.

Jáder (Chico Diaz) conta a verdade para Antenor, que a revela para Ivan no momento em que o rapaz é feito de refém por Olavo. Ivan fica revoltado por nunca ter sabido da verdade e atira no irmão, que revida. Como informado mais acima, os dois morrem.

Marion

Marion Novaes (Vera Holtz) é outra que se dá muito mal no final de Paraíso Tropical. A promoter, que tenta circular na alta roda para se aproveitar de ricaços desavisados, acaba pagando por todos os seus trambiques no final da novela.

Bancando a esperta, Marion passou capítulos tentando enrolar Ana Luisa (Renée de Vielmond), Antenor e cia. Ela também se tornou uma importante aliada para Taís e, juntas, aprontaram bastante.

Mas, no final da trama, Marion terá o que merece. Sem conseguir mais aplicar seus golpes, a megera terá que “mudar de ramo”. Sem credibilidade junto aos ricaços, Marion não tem outra saída e acaba se tornando camelô para conseguir sobreviver.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor