No ar nas tardes da Globo em Edição Especial, Cheias de Charme (2012) deve ficar no ar até agosto. Com isso, cresce a expectativa do público quanto à escolha de sua substituta na faixa das 14h40.

Regiane Alves em Cabocla
Regiane Alves em Cabocla

A emissora ainda não bateu o martelo quanto ao próximo folhetim de suas tardes. No entanto, como Cheias de Charme não rendeu os mesmos bons índices de suas antecessoras, é provável que a emissora busque títulos semelhantes a O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003), que registraram boas audiências.

Pensando nisso, o TV História lista três novelas possíveis de ganhar uma Edição Especial nas tardes da Globo:

Cabocla (2004)

Substituta de Chocolate com Pimenta na faixa das seis da Globo em sua exibição original, Cabocla deu sequência à boa fase do horário na época. A trama é uma típica história de amor rural de Benedito Ruy Barbosa.

Cabocla agradou o público com os romances de Zuca (Vanessa Giácomo) e Luis Jerônimo (Daniel de Oliveira), e de Belinha (Regiane Alves) e Neco (Danton Mello). A trama também chamou a atenção por conta do duelo entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça).

Justamente por mesclar romance e trama rural, Cabocla reúne ingredientes que agradam ao público do horário. Com isso, a trama de Benedito Ruy Barbosa teria condições de registrar bons índices na faixa.

Caras & Bocas (2009)

Caras e Bocas - Flávia Alessandra e Malvino Salvador
Flávia Alessandra e Malvino Salvador em Caras & Bocas (Divulgação / Globo)

A reprise de Cheias de Charme causou estranheza no público, já que a novela de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez é uma comédia nonsense das 19h, bem diferente de suas antecessoras. Por isso, a princípio, Caras & Bocas não parece a escolha ideal para a faixa.

Porém, trata-se de um sucesso escrito por Walcyr Carrasco, e o autor já provou que funciona bem ali. Caras & Bocas é uma comédia, mas também reúne elementos típicos do novelista, como o casal central que vive às turras – Dafne (Flavia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador).

A comédia proposta por Carrasco nesta produção é mais ingênua, numa linguagem que, normalmente, cai bem no horário. Sendo assim, não seria estranho se a Globo apostasse novamente na história do macaco pintor.

Além do Tempo (2015)

A reprise de Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo mostrou que o público tem interesse em tramas espíritas. Por isso, Além do Tempo aparece como uma boa opção para a Edição Especial.

Escrita por Elizabeth Jhin, a novela é dividida em duas fases. A primeira se passa no século 19 e conta a história do amor proibido entre Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso). Já a segunda fase se passa nos tempos atuais e mostra o reencontro de Lívia e Felipe reencarnados. Ou seja, Além do Tempo é uma novela “dois em um”.

A trama foi muito elogiada em sua primeira exibição e conquistou fãs ardorosos, que sempre torceram por uma reprise. Sendo assim, essa seria a oportunidade perfeita para trazer a produção de volta.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor