Nascida em 23 de setembro de 1984, no Rio de Janeiro (RJ), Flora Diegues (na foto abaixo, com Luis Melo em Além do Tempo), mesmo em pouco tempo de vida, atuou como atriz, roteirista e diretora. Infelizmente, ela nos deixou cedo, após três anos de luta contra um câncer no cérebro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Promessa das novelas da Globo, Flora era filha do cineasta Cacá Diegues e de Renata Almeida Magalhães. Estreou como atriz em 1996, no filme Tieta do Agreste, dirigido pelo pai, vivendo a personagem título quando era criança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após participar de algumas séries, como Só Garotas e Questão de Família, Flora estreou nas novelas em Além do Tempo (2015), quando interpretou a personagem Bianca. Ela teve que se afastar dessa trama para operar um aneurisma cerebral às pressas.
“A Flora está muito bem. A cirurgia foi um sucesso e ela está se recuperando com muita tranquilidade. Não teve indisposição nem nada”, explicou a irmã da atriz, Isabel Diegues, ao site Purepeople.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Foi um susto muito grande. A gente não imaginava passar por essa situação. Mas a Flora mostrou uma força e uma coragem surpreendentes. Ela não se desesperou em momento algum”, completou.
Luta contra o câncer
Depois, esteve em um episódio da série Sob Pressão e participou de Deus Salve o Rei, novela exibida pela Globo em 2018, como Heloísa de Cáseres, a Rainha da Lastrilha.
No entanto, Flora teve a vida abreviada precocemente por um câncer no cérebro, contra o qual lutou por três anos. Ela realizou uma cirurgia em dezembro de 2015, que foi bem-sucedida.
“Em 2018, depois de brilhar em Cannes como atriz de filme selecionado, os médicos constataram que o tumor no cérebro havia voltado de forma violenta. Depois de duas novas cirurgias, Flora faleceu no último dia 2 de junho, apesar do enorme esforço que fazia para sobreviver e seguir trabalhando no teatro, em novelas e em filmes”, relembrou Cacá em artigo no jornal O Globo.
A atriz morreu em 2 de junho de 2019, aos 34 anos, na capital fluminense. Seu corpo foi velado no Memorial do Corpo, no Caju, onde também foi cremado.
“Flora viveu intensamente, sempre se divertiu, lutou com muita coragem e alegria. Fez de tudo, escreveu, atuou, dirigiu. Gostava muito de viver”, destacou seu pai no mesmo texto.
https://www.youtube.com/watch?v=CRIwCUSU278
Emoção na despedida
Muitos artistas compareceram à cerimônia, como Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Pedro Bial, Paulo José, Marieta Severo, Luisa Arraes e Nathalia Dill.
A atriz Maria Flor, que era amiga e dirigiu Flora na série Só Garotas, também relembrou a colega em depoimento ao jornal O Globo.
“Flora é uma alegria, uma atriz maravilhosa de trabalhar. Quando ela fez o teste para o “Só garotas” eu entendi que era ela assim que começou a fazer a cena. Cheia de entusiasmo, capaz de se entregar completamente, sem preconceito, sem pudores, só amor e delicadeza”, contou.