CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na primeira semana de Travessia, Brisa (Lucy Alves) sofreu um verdadeiro linchamento público ao ser confundida com uma sequestradora de crianças. Por conta de uma montagem feita por Rudá (Guilherme Cabral) que se espalhou pela internet, a mocinha se viu obrigada a fugir para o Rio de Janeiro e recomeçar sua vida.
Reprodução / GloboPorém, depois do conflito inicial, a tal “fake news” que vitimou Brisa foi convenientemente esquecida na novela de Gloria Perez. Somente agora, na reta final, é que o assunto será retomado. A maranhense será acusada de ser uma sequestradora de crianças e terá que responder por isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por outro lado, pouco se fala de Rudá e a atitude dele que detonou a vida da protagonista de Travessia. Até quando a novela de Gloria Perez vai ignorar o ato criminoso do filho de Guida (Alessandra Negrini)?
Rapaz inconsequente
Ao longo de Travessia, Rudá foi tratado como um jovem incompreendido. O rapaz, que recentemente se descobriu assexual, nunca teve uma boa relação com a mãe e sofreu nas mãos do ex-padrasto, Moretti (Rodrigo Lombardi). Com isso, a novela sempre o pintou como vítima.
No entanto, foi justamente Rudá quem fez a montagem que acusa Brisa de ser uma sequestradora de crianças. Foi por conta da atitude inconsequente do garoto que a mocinha quase acabou morta durante uma perseguição e precisou fugir de sua cidade natal.
O assunto será retomado agora, na reta final de Travessia. A notícia falsa de que Brisa é uma sequestradora de crianças virá à tona e a heroína da trama das nove da Globo passará por maus bocados para provar sua inocência.
Enquanto isso, nada acontece com Rudá. Stenio (Alexandre Nero) ficou sabendo da atitude do garoto no começo da novela, mas logo abafou o caso. Até hoje, o garoto não sofreu qualquer consequência de seu crime.
Processo
A montagem realizada por Rudá, que acusa Brisa de ser sequestradora de crianças, voltará a atormentar a mocinha após um exame de DNA apontar que ela não é mãe biológica de Tonho (Vicente Alvite). Isso porque Brisa é uma “mulher quimera”, ou seja, ela possui uma condição genética rara que a faz ter dois tipos de DNA. Segundo pesquisas, há cerca de 40 pessoas com quimerismo no mundo inteiro.
Por conta desta condição, seu DNA não baterá com o de seu filho. Com isso, por conta da fake news disseminada por Rudá, as pessoas vão começar a acreditar que, na verdade, Brisa sequestrou Tonho.
Assim, a fake news de Rudá colocará a mocinha no banco dos réus. Enquanto o responsável segue sua vida como se nada tivesse acontecido, a protagonista de Travessia terá que provar que é, sim, a mãe de Tonho e que nunca sequestrou crianças.
Punição
Resta saber até quando Travessia manterá Rudá alheio à desgraça que ele mesmo provocou. Ao deixar este assunto adormecido por tanto tempo, a novela acabou criando em torno do jovem uma aura de incompreendido, como se o que ele fez não tivesse tanta importância. Quase como “brincadeira de criança”.
Só que a atitude de Rudá é criminosa e isso deve ser descoberto até o final da trama, afinal, Brisa conseguirá provar que é inocente. Será que a autora Gloria Perez destinará ao rapaz a punição que ele merece?