Traumatizada: quem viveu Mariana na primeira versão de Renascer
06/02/2024 às 18h48
Mariana é uma das protagonistas de Renascer na segunda fase do folhetim. No remake assinado por Bruno Luperi, a personagem é feita por Theresa Fonseca, que mantém muitas particularidades com a atriz que interpretou a figura na versão de 1993.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A artista aceitou o enorme desafio de interpretar a fogosa que acaba destruindo de vez a relação entre José Inocêncio (Marcos Palmeira) e João Pedro (Juan Paiva), pai e filho, quando os dois se apaixonam por ela.
Theresa não é estreante nas novelas, mas ainda se encontra no início da carreira, tal qual Adriana Esteves, primeira intérprete de Mariana na versão original de Renascer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem é Mariana em Renascer?
LEIA TAMBÉM:
● Sem herdeiros: saiba quem vai ficar com a herança de Ney Latorraca
● Não precisava: Globo desrespeita o público com mudança brusca em Tieta
● Oficial: três novelas antigas da Globo que vão voltar em janeiro
Mariana é neta de Belarmino (Antonio Calloni) e Nena (Quitéria Kelly), papéis de José Wilker e Betty Erthal há 31 anos. Ela chega na vida de José Inocêncio apenas por vingança, uma vez que sua avó passa toda a vida lhe dizendo que Inocêncio foi o culpado pela morte de seu avô.
Mas, no meio caminho, a moça acaba se apaixonando pelo fazendeiro e despertando também a paixão do caçula do ricaço, com quem o fazendeiro não possui uma boa relação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Theresa Fonseca, atual intérprete da personagem, já foi vista anteriormente em Mar do Sertão (2022), além de ter gravado Guerreiros do Sol, novela do Globoplay que estreia apenas em 2025. Já em 1993, Adriana Esteves, a primeira Mariana, estava apenas em sua quarta personagem fixa nos melodramas.
[anuncio_2]
Quem foi a primeira Mariana de Renascer?
Em 1993, Adriana Esteves ainda trilhava o seu espaço na teledramaturgia. Mas, em Renascer, a grande atriz acabou sendo duramente criticada pelo papel de Mariana, a ponto de deixar as novelas por três anos. Tanto que ela recusou o papel de Babalu (Letícia Spiller) em Quatro por Quatro (1994)
A eterna Carminha de Avenida Brasil (2012) somente retornaria aos melodramas em Razão de Viver, produção do SBT exibida em 1996. Um ano antes, no entanto, ela participou da minissérie Decadência, na Globo.
Seu retorno definitivo ao canal dos Marinhos ocorreu em 1997, e em grande estilo: ela viveu Lucia Helena, a protagonista de A Indomada, sucesso de Aguinaldo Silva. Na sequência, emplacou outros personagens marcantes, como a Sandrinha de Torre de Babel (1998) e a Catarina de O Cravo e a Rosa (2000).
O que aconteceu com Adriana Esteves depois de Renascer?
Por causa das duras críticas do público pela sua interpretação como Mariana, Adriana acabou entrando em depressão. Ela admite que se tratava de um papel muito difícil de se fazer. Após um tempo recolhida, se recuperou e contou achar que a experiência, apesar de tudo, foi positiva.
“Tive que me dedicar muito para dar conta do enorme desafio. Mas acho que consegui. Aprendi muito com esse trabalho”, disse em entrevista divulgada pela Globo em 2021, na época em que versão original da obra entrava para o catálogo do Globoplay.
“Renascer foi uma novela linda, num ambiente baiano. Passamos muito tempo gravando e morando em Ilhéus. A novela tinha elenco e equipe de muitos craques. Uma novela altamente poética, e minha personagem foi riquíssima para mim. Diferente de todos os trabalhos urbanos que já haviam me dado”, disse Adriana Esteves.