Trama que teve protagonista demitida retoma faixa de novelas da Globo

Whatsapp

A novela das onze da Globo está de volta! A faixa, iniciada em 2011 com o remake de O Astro, foi abandonada pelo canal após Onde Nascem os Fortes, exibida em 2018. No entanto, a emissora anuncia a exibição de Verdades Secretas 2, novela que rendeu polêmicas nos bastidores, a partir de agosto, resgatando a faixa.

Camila Queiroz

Não se trata de um caso isolado. A Globo também já confirmou a exibição de Todas as Flores, de João Emanuel Carneiro, neste mesmo horário, no segundo semestre do ano que vem. Ou seja, ao menos até o final do ano que vem, a “novela das onze” já está garantida na programação da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em comum, tanto Verdades Secretas 2 quanto Todas as Flores são produções originais do Globoplay. A plataforma pretende lançar uma novela exclusiva todos os anos, que ganhará uma segunda janela de exibição na TV Globo no ano seguinte.

Leia mais

Com isso, a emissora lança uma nova fase da faixa de “novela das onze”, abastecida por produções lançadas anteriormente em seu serviço de streaming.

Faixa especial

Rodrigo Lombardi - O Astro

A novela das onze da Globo foi criada por conta de uma ocasião especial. A emissora planejou o remake de O Astro como uma forma de comemorar os 60 anos da telenovela brasileira. Inicialmente, a produção foi considerada uma minissérie, já que seria mais curta e exibida no horário onde normalmente estas produções iam ao ar. Mas, como se tratava de uma novela, optou-se por batizar a faixa de “novela das onze”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a boa receptividade do remake de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, baseado na obra de Janete Clair, a Globo planejou uma produção nos mesmos moldes no ano seguinte. Em 2012, Walcyr Carrasco assinou uma nova versão de Gabriela, baseado na obra de Jorge Amado.

Juliana Paes - Gabriela

Assim, a novela das onze ganhou uma continuidade, ocupando a chamada segunda linha de shows da Globo sempre no segundo semestre de cada ano. As produções seguintes foram Saramandaia, em 2013, e O Rebu, em 2014.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2015, aconteceu a primeira grande mudança na faixa: anteriormente dedicado a remakes, o horário ganhou sua primeira novela inédita, Verdades Secretas. Assinada por Walcyr Carrasco, a produção foi um sucesso. Com isso, vieram Liberdade Liberdade (2016), Os Dias Eram Assim (2017) e Onde Nascem os Fortes (2018).

A partir de 2017, com Os Dias Eram Assim, a Globo deixou de chamar as produções do horário de “novela das onze”, criando o novo termo “supersérie”. A nomenclatura, que não fazia muito sentido, nunca “pegou”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Streaming

Porém, a partir de 2019, a emissora deixou de produzir novelas para o horário. Naquela época, a explicação para a mudança passava justamente pelo Globoplay, já que a emissora planejava migrar o formato de novelas curtas para o streaming.

Por conta da pandemia, o projeto de novelas curtas para a plataforma demorou um pouco para sair do papel. Mas o sucesso de Verdades Secretas 2, primeira produção neste sentido, encorajou a emissora a seguir adiante.

Vale lembrar que a novela teve alguns problemas nos bastidores, incluindo a repentina saída da protagonista Camila Queiroz, dispensada pela emissora após, segundo comunicado do canal, ter feito exigências que não poderiam ser atendidas para a gravação do final da história.

Assim, o desempenho de Todas as Flores, que deve estrear em outubro na plataforma, deve ditar os rumos da nova fase de “novelas das onze” da Globo.

Whatsapp


Leia também