Entre as tramas paralelas de Além da Ilusão, nova novela das seis da Globo, está o amor platônico entre uma padre e uma tecelã. Esse entrecho já foi utilizado em diversas produções da teledramaturgia brasileira, mexendo com sucessos como Roque Santeiro, Renascer e Mulheres Apaixonadas.

Jayme Matarazzo em Além da Ilusão

Em Além da Ilusão, o Padre Tenório (Jayme Matarazzo) chega assume a igrejinha da vila operária. Aos poucos, se envolve com os problemas dos tecelões e lavradores.

Sua preocupação com o bem estar da comunidade o aproxima de Olívia (Letícia Pedro/Débora Ozório). Nasce um amor platônico, que não pode ser vivido, a não ser que Tenório renegue seus votos e abandone a batina.

Mulheres Apaixonadas

Um dos casos mais lembrados de romance proibido envolvendo um padre é o da novela de Manoel Carlos, exibida em 2003.

Padre Pedro, vivido pelo ator Nicola Siri, despertou a paixão da socialite Estela (Lavínia Vlasak). A paixão acabou tendo final feliz, com ambos ficando juntos no final da história.

O capítulo onde ambos se entregaram à paixão e transaram rendeu nada menos que 50 pontos de audiência para a produção da Globo, tornando o núcleo um dos mais destacados da atração.

Roque Santeiro

Cláudio Cavalcanti e Lídia Brondi em Roque Santeiro

Alguns anos antes, foi a vez de Padre Albano (Cláudio Cavalcanti) ficar balançado entre sua atuação na igreja e a paixão por Tânia (Lídia Brondi), filha de seu inimigo Sinhozinho Malta (Lima Duarte).

O desfecho, no entanto, foi diferente de Mulheres Apaixonadas: o “padreco vermelho”, como era chamado pelo fazendeiro, acabou renegando o amor, terminando sozinho.

“Sem a Igreja, sou com um soldado sem Exército”, explicou sua decisão.

Na mesma época, o SBT fez muito sucesso exibindo a minissérie enlatada Pássaros Feridos, que também tratava sobre um padre que lutava contra uma paixão fulminante. A produção alcançou altos índices de audiência e chegou a bagunçar a grade da Globo.

Comparações

Na coletiva de imprensa de Além da Ilusão, nosso colunista Sérgio Santos perguntou para os dois atores se eles viram as cenas de Pedro e Estela em Mulheres Apaixonadas.

“Assisti algumas coisas, mas era bem criança. Revi algumas cenas porque o público realmente já tem falado muito disso nas redes. A relação da Olívia com Tenório é de identificação e troca. Diferente de Mulheres Apaixonadas”, explicou a atriz.

“Não sou tão jovem quando a Débora (risos), mas não assisti à essa novela. Só que lembro de algumas coisinhas. Acho que a gente desta vez está contando ao contrário porque são personagens que se identificam na força do coletivo, no pensar parecido. Na admiração que um tem pelo outro. Claro que é um tema que levanta polêmicas, mas antes de falar de amor vamos falar de luta. Lutar por aquilo que a gente acredita. E no meio do caminho eles vão se identificar e lidar com o sentimento que um sente pelo outro. Aguardemos o que virá”, concluiu Jayme.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor