Tragédia com Fernanda foi a cena mais marcante de Mulheres Apaixonadas - TV História

Tragédia com Fernanda foi a cena mais marcante de Mulheres Apaixonadas

Whatsapp

Por ironia do destino, recentemente as duas cenas mais emblemáticas de dois grandes sucessos de Manoel Carlos foram exibidas na mesma semana.

A primeira foi a emocionante sequência da raspagem dos cabelos de Camila (Carolina Dieckmann), em virtude da quimioterapia para o tratamento contra a leucemia, ao som de Love By Grace (Lara Fabian), exibida no dia 8 de fevereiro em Laços de Família, no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo. Já a outra foi a trágica morte de Fernanda (Vanessa Gerbelli), exibida no dia 13 de fevereiro, em Mulheres Apaixonadas, reprisada no canal Viva.

A cena do assassinato de Fernanda era a mais aguardada da reexibição no Viva. Vale lembrar que a personagem morreria por volta do capítulo 30. O sucesso, no entanto, fez Maneco adiar o momento, o que valorizou mais o talento da atriz. Vanessa acabou ganhando mais cenas e até um núcleo próprio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Somente no capítulo 150 que a tragédia acontece, após meses de ‘preparação’ através dos pesadelos de Salete (Bruna Marquezine) com um anjo que alertava sobre a partida da mãe. E a sequência, uma das mais trabalhosas da novela, foi um primor.

A perseguição de policiais a bandidos, situação recorrente no Rio de Janeiro, teve toda a adrenalina necessária para o momento, com direito a trilha embalada pela ótima e apropriada Faint (Desmaio), da banda Linkin Park.

Já o desespero de Fernanda dentro do carro de Téo (Tony Ramos), presos em um engarrafamento, expôs um susto que vários cariocas passaram e passam na cidade. É aquele momento em que ficção se mistura com a vida real, situação que Manoel Carlos adora fazer – basta lembrar a morte de Ingrid (Lilia Cabral), em Laços de Família, em um contexto praticamente igual.

O instante que Téo lembra dos sonhos de Salete, enquanto Fernanda sai do carro em pânico, é de arrepiar. O ex de Helena (Christiane Torloni) ainda tenta ir atrás, mas não consegue impedir que a mãe da menina seja baleada e também leva um tiro. Os dois caem desmaiados em meio aos caos. De tirar o fôlego. Vanessa Gerbelli e Tony Ramos deram um show de atuação. Não por acaso é a imagem mais lembrada pelos telespectadores até hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É preciso lembrar os bastidores da cena, exibido pelo Vídeo Show na época: toda a equipe da trama gravou o importante momento em pleno Leblon e com uma multidão em volta. Os passantes e moradores atenderam ao pedido da direção e ficaram em silêncio durante toda a gravação.

E, quando o diretor gritou ‘corta’, houve uma intensa salva de palmas que deixou Tony com os olhos lacrimejados. Foi quase um teatro a céu aberto.

Mulheres Apaixonadas é um dos maiores sucessos atuais do Viva e tem sido muito bom rever a elogiada trama de Manoel Carlos. O assassinato de Fernanda marcou a carreira de Vanessa Gerbelli, fechou a participação da personagem Fernanda em grande estilo e entrou para a história da teledramaturgia. Valeu a pena rever.



Leia também