O SBT sabia que corria o risco de perder fôlego na guerra de audiência ao trocar suas tradicionais Novelas da Tarde pelo jornalístico Tá na Hora. A emissora simplesmente abriu mão de uma de suas maiores audiências para apostar num tipo de programa do qual não tem tradição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resultado: um desastre anunciado. Quase cinco meses depois da estreia, Tá na Hora não dá qualquer sinal de que se tornará o sucesso esperado. Enquanto isso, mesmo realocadas num horário ingrato, as Novelas da Tarde – como Teresa e Contigo Sim – seguem “salvando a lavoura” do SBT.
Será que não está na hora de assumir o erro e voltar atrás?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como está a audiência do Tá na Hora no SBT?
Apresentado por Marcão do Povo e Márcia Dantas, o Tá na Hora foi concebido para concorrer com o Cidade Alerta, da Record, e Brasil Urgente, da Band. No entanto, até aqui, não tem feito nem cócegas na concorrência.
Na última quarta-feira (24), por exemplo, a edição nacional do Tá na Hora – no ar entre 17h30 e 18h30 – anotou parcos 2,2 pontos de audiência. Já a edição local foi um pouco melhor, com 3 pontos. Na média, a atração registrou 2,7 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Recentemente, o Tá na Hora ensaiou uma reação por conta do afastamento de José Luiz Datena do Brasil Urgente. Mas foi fogo de palha. No geral, a atração do SBT fica atrás do programa da Band.
É o pior resultado das tardes do SBT. As Novelas da Tarde registram números superiores, e até o Fofocalizando – que por pouco não foi extinto esse ano – consegue ser mais competitivo que o Tá na Hora.
Qual a audiência das novelas mexicanas do SBT?
No mesmo dia, as Novelas da Tarde demonstraram fôlego na briga pela audiência. Carinha de Anjo alcançou 3 pontos, enquanto Quando me Apaixono anotou 3,3. Já a reta final de Teresa cravou 3,9 pontos e Contigo Sim registrou 3,7.
Parece pouco, mas, desde que as Novelas da Tarde passaram a ser exibidas entre 13h30 e 16h30, houve um expressivo crescimento de audiência no horário. Isso mostra que as novelas mexicanas do SBT têm um público fiel e o resultado dos folhetins fazem a diferença na média dia da emissora de Silvio Santos.
Antes da estreia do Tá na Hora, as novelas eram exibidas entre o final da tarde e início da noite e chegavam a 5 pontos no Ibope. Minha Fortuna é Te Amar, que era exibida entre 18h45 e 19h45 antes da estreia do Tá na Hora, costumava ser o programa diário mais visto do SBT.
Não é hora de mudar?
Sendo assim, não seria o momento de rever a estratégia? Não era a hora de admitir que substituir as novelas mexicanas pelo Tá na Hora foi um erro e consertá-lo de uma vez?
Nem seria o caso de acabar com o Tá na Hora. O jornalístico poderia ser encaixado na hora do almoço, ou então ter seu tempo reduzido para dar espaço a uma novela antes do SBT Brasil. Já está provado que os folhetins mexicanos são uma melhor alavanca ao telejornal do que o programa de Marcão do Povo.