O SBT sabia que corria o risco de perder fôlego na guerra de audiência ao trocar suas tradicionais Novelas da Tarde pelo jornalístico Tá na Hora. A emissora simplesmente abriu mão de uma de suas maiores audiências para apostar num tipo de programa do qual não tem tradição.

Márcia Dantas e Marcão do Povo comandam o Tá na Hora
Márcia Dantas e Marcão do Povo comandam o Tá na Hora

Resultado: um desastre anunciado. Quase cinco meses depois da estreia, Tá na Hora não dá qualquer sinal de que se tornará o sucesso esperado. Enquanto isso, mesmo realocadas num horário ingrato, as Novelas da Tarde – como Teresa e Contigo Sim – seguem “salvando a lavoura” do SBT.

Será que não está na hora de assumir o erro e voltar atrás?

Como está a audiência do Tá na Hora no SBT?

Apresentado por Marcão do Povo e Márcia Dantas, o Tá na Hora foi concebido para concorrer com o Cidade Alerta, da Record, e Brasil Urgente, da Band. No entanto, até aqui, não tem feito nem cócegas na concorrência.

Na última quarta-feira (24), por exemplo, a edição nacional do Tá na Hora – no ar entre 17h30 e 18h30 – anotou parcos 2,2 pontos de audiência. Já a edição local foi um pouco melhor, com 3 pontos. Na média, a atração registrou 2,7 pontos.

Recentemente, o Tá na Hora ensaiou uma reação por conta do afastamento de José Luiz Datena do Brasil Urgente. Mas foi fogo de palha. No geral, a atração do SBT fica atrás do programa da Band.

É o pior resultado das tardes do SBT. As Novelas da Tarde registram números superiores, e até o Fofocalizando – que por pouco não foi extinto esse ano – consegue ser mais competitivo que o Tá na Hora.

Qual a audiência das novelas mexicanas do SBT?

Contigo Sim
Contigo Sim

No mesmo dia, as Novelas da Tarde demonstraram fôlego na briga pela audiência. Carinha de Anjo alcançou 3 pontos, enquanto Quando me Apaixono anotou 3,3. Já a reta final de Teresa cravou 3,9 pontos e Contigo Sim registrou 3,7.

Parece pouco, mas, desde que as Novelas da Tarde passaram a ser exibidas entre 13h30 e 16h30, houve um expressivo crescimento de audiência no horário. Isso mostra que as novelas mexicanas do SBT têm um público fiel e o resultado dos folhetins fazem a diferença na média dia da emissora de Silvio Santos.

Antes da estreia do Tá na Hora, as novelas eram exibidas entre o final da tarde e início da noite e chegavam a 5 pontos no Ibope. Minha Fortuna é Te Amar, que era exibida entre 18h45 e 19h45 antes da estreia do Tá na Hora, costumava ser o programa diário mais visto do SBT.

Não é hora de mudar?

A queda de audiência do SBT no final da tarde era previsível desde que as mudanças foram anunciadas. Afinal, o público da emissora estava acostumado a assistir novelas mexicanas no horário. Além disso, o SBT não tem tradição em noticiários de fim de tarde, tanto que as tentativas anteriores naufragaram.

Sendo assim, não seria o momento de rever a estratégia? Não era a hora de admitir que substituir as novelas mexicanas pelo Tá na Hora foi um erro e consertá-lo de uma vez?

Nem seria o caso de acabar com o Tá na Hora. O jornalístico poderia ser encaixado na hora do almoço, ou então ter seu tempo reduzido para dar espaço a uma novela antes do SBT Brasil. Já está provado que os folhetins mexicanos são uma melhor alavanca ao telejornal do que o programa de Marcão do Povo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor