Antes de Galvão Bueno (foto abaixo) se tornar o titular absoluto do microfone esportivo da Globo, a emissora acabou apostando suas fichas em narrador que já era ídolo no rádio.

Galvão Bueno
Galvão Bueno (Reprodução / Globo)

Quem é mais velho certamente sabe de quem estamos falando. Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha: Osmar Santos, 74, um dos maiores narradores esportivos brasileiros.

[anuncio_1]

Nascido em Osvaldo Cruz, no interior de São Paulo, em 28 de julho de 1949, Osmar Aparecido Santos trabalhou em diversas rádios, como Jovem Pan, Record e Globo, se tornando um ícone da narração esportiva a partir da década de 1970.

Fazendo muito sucesso na Rádio Globo e sendo um dos importantes nomes da campanha das Diretas Já, era inevitável que ele fosse para a televisão.

Contratado pela Rede Globo, acabou se tornando o narrador titular da emissora após a saída de Luciano do Valle e antes do domínio de Galvão Bueno, comandando as transmissões da Olimpíada de 1984, nos Estados Unidos, e da Copa de 1986, no México.

Osmar Santos
Osmar Santos (Reprodução / Web)

Além disso, foi transformado em apresentador de auditório, comandando, entre março e dezembro de 1984, o game show Guerra dos Sexos, exibido nas tardes de domingo, baseado no êxito da novela homônima do ano anterior.

Após deixar a Globo, ainda passou por Manchete e Band, mas sua grande paixão sempre foi o rádio.

[anuncio_2]

Acidente grave

Osmar Santos
Osmar Santos

Meses depois de narrar a conquista do tetracampeonato do Brasil na Copa de 1994, nos Estados Unidos, Osmar teve sua carreira precocemente abreviada por conta de um acidente automobilístico que quase lhe tirou a vida.

Às 21h10 do dia 22 de dezembro de 1994, no quilômetro 194 da rodovia BR-153, a Transbrasiliana, sob forte chuva, o narrador viajava de Marília para Lins. Seu Mercedes-Benz se chocou contra um caminhão boiadeiro.

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, o motorista do veículo fugiu após o acidente e estaria embriagado, segundo a polícia.

“À polícia, afirmou que estava fazendo manobras na pista, num local de pouca visibilidade, quando houve o acidente. Não disse porque fugiu sem prestar socorro a Santos”, informou a reportagem.

[anuncio_3]

Sequelas

Osmar Santos
Osmar Santos

Osmar foi socorrido inicialmente na Santa Casa de Lins, onde foi constatado afundamento do lado esquerdo do crânio e risco de sequelas na fala. Seu estado era grave e ele foi transferido de avião para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgia.

O narrador teve uma boa recuperação de várias funções, mas acabou tendo justamente sua fala comprometida, sendo capaz de pronunciar cerca de 100 palavras. Dessa forma, não conseguiu mais trabalhar com o que amava.

Contratado da Rádio Globo até hoje, passou a se dedicar à pintura, frequentando o ateliê de Rubens Matuck e participando de diversas exposições. Também recebeu inúmeras homenagens, como o Troféu Osmar Santos, concedido anualmente à equipe que vence o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, e dando seu nome ao centro de imprensa do Allianz Parque, estádio do Palmeiras.

Compartilhar.