Tombo: após cobrança polêmica, Netflix registra queda de audiência

13/07/2023 às 12h51

Por: Vitor Peccoli
Imagem PreCarregada
Netflix (Reprodução / IMDB)

A Netflix está vendo sua audiência derreter após uma decisão, digamos, “impopular”. A gigante do streaming tem perdido assinantes e, consequentemente, visualizações em suas produções desde que começou a cobrar uma taxa extra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Netflix (Reprodução / IMDB)

A queda da Netflix começou quando a empresa decidiu impedir que os usuários compartilhassem suas contas com outros membros, fora do mesmo endereço – algo que, no passado, até era incentivado.

Queda de usuários

Bom Dia Verônica - Klara Castanho e Tainá Muller

Klara Castanho e Tainá Muller em Bom Dia Verônica, série da Netflix (Divulgação / Netflix)

Na Espanha, por exemplo, a plataforma perdeu 1 milhão de usuários nos três primeiros meses deste ano, segundo informações da Folha de S. Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso aconteceu após o anúncio do impedimento sobre o compartilhamento de senhas, em fevereiro.

Por lá, os assinantes da Netflix têm que pagar 5,99 euros (R$ 31,99) mensais para adicionar membros fora de casa.

LEIA TAMBÉM:

Cobrança no Brasil

Casamento às Cegas - Camila Queiroz e Klebber Toledo

Klebber Toledo e Camila Queiroz à frente do Casamento às Cegas (Divulgação / Netflix)

Em maio, a polêmica medida chegou até usuários brasileiros. Na época, a plataforma de streaming passou a enviar e-mail informando os assinantes sobre as novas regras de compartilhamento.

A Netflix ainda dá a opção de compartilhamento com pessoas de fora da residência do assinante, mediante a cobrança de uma taxa. O usuário pode adicionar o “ponto extra” pelo valor de R$ 12,90 mensais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também: Polêmico apresentador quase apanhou em programa ao vivo: “Frouxo”

Polêmica e queda de audiência

Cidade Invisível - Alessandra Negrini

Alessandra Negrini em Cidade Invisível, série da Netflix (Divulgação / Netflix)

A cobrança da taxa extra também causou reclamações no Brasil; assinantes passaram a protestar nas redes sociais e vários deles anunciaram o cancelamento do serviço.

Junto com a polêmica e a queda de usuários, a Netflix perdeu relevância. Segundo um levantamento da Kantar Ibope Media, a audiência da plataforma teve queda de 17% entre janeiro e junho deste ano.

No share (total de dispositivos ligados), a Netflix sofreu queda de 0,8% no primeiro semestre de 2023. Antes, a participação era de 4,9%. Já em junho, ficou em 4,1%.

Em seguida, veio o TikTok, com 3,3%; o Globoplay, com 0,8%; e o PrimeVideo, com 0,6%. O Youtube lidera entre os serviços de vídeo online, com 14,7%. A HBO Max apareceu com 0,3%, junto com a Twitch.

Enquanto isso, a TV aberta ficou com 65,3% de share, seguida pela TV paga, com 10%.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.