Atualmente estrelando o Melhor da Tarde ao lado de Catia Fonseca, da Band, Mama Bruschetta é uma das figuras mais queridas da televisão, e por muitos anos trabalhou ao lado de Silvio Santos, mas vivendo outra personagem.

Mamma Bruschetta e Catia Fonseca
Mamma Bruschetta e Catia Fonseca (reprodução/Band)

Condessa Giovanna foi uma figura marcante do Show de Calouros, um dos clássicos do SBT. O dono do baú sempre gostou dela, mas ele não perdoou uma “gafe” e a demitiu por justa causa.

Leia também: Galvão Bueno revela pacto que fechou após deixar a Globo: “Não vou”

[anuncio_1]

“Afinal de contas, a senhora é homem ou mulher?”

Condessa Giovanna, jurada do Show de Calouros
Condessa Giovanna, jurada do Show de Calouros (reprodução/SBT)

Sergio Mallandro, Sônia Lima, Pedro de Lara, Flor, Wagner Montes e Aracy de Almeida, são alguns nomes do júri que fazia a festa da TV nos domingos a noite. Juntos deles, Condessa Giovanna dava suas notas aos calouros que passavam pelo palco do programa. A personagem foi criada pelo ator Luiz Henrique, e o apresentador não perdia a chance de mexer com ela.

“Ele [Silvio] perguntava: ‘Afinal de contas, a senhora é homem ou mulher?’ [Mamma dizia]: ‘Silvio, se eu fosse homem, mudava alguma coisa do que você acha de mim? Se eu fosse mulher, mudava alguma coisa?’ [Silvio respondia que não.] ‘Então eu sou eu’”, falou ao podcast Inteligência Limitada em fevereiro deste ano.

Condessa fez parte do júri entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Nessa mesma época, Condessa estava no TV Mix, programa da TV Gazeta comandado por vários apresentadores, como Astrid Fontenelle e Serginho Groisman.

Vou ou não vou?

Show de Calouros - Silvio Santos
Silvio Santos no Show de Calouros (Divulgação / SBT)

Condessa Giovanna era nome fixo do Show de Calouros, e ela viveu um dilema: ir para o programa ou fazer um evento em outro estado?

“Fiquei três anos com o Silvio no Show de Calouros, mas cometi uma gafe imperdoável. Eu fazia todo domingo [o programa] e tivemos aquelas férias do fim do ano. Justamente quando ia voltar o programa, uma pessoa do Paraná me contratou para fazer um evento numa rádio e era justamente no primeiro dia de volta. Aí falei: ‘e agora, o que eu faço?’ Eu faltei”, contou.

Ao voltar ao SBT, ela foi avisada que não fazia mais parte do quadro do Programa Silvio Santos.

“Quando voltei, não tinha mais o meu lugar lá [no júri da atração de calouros]. Ou seja: me mandou embora com razão, né? Não teve nem explicação. Ele nem quis me ouvir. Mas ele sempre gostou de mim, tanto que outras vezes me convidou para ir ao programa, [onde] fiz outros quadros”, disse Mamma.

Condessa se foi, e Mamma passou a frequentar o Programa Silvio Santos anos depois, sendo figura cativa no Jogo dos Pontinhos e no Jogo das Três Pistas. Mas, já com o visual de Mamma Bruschetta, ela se consagrou mesmo como a fofoqueira do programa Mulheres, da TV Gazeta.

Em 2016, ela deixou a atração e foi contratada pelo SBT para fazer parte do Fofocalizando, ao lado de Leão Lobo e Décio Piccinini.

[anuncio_3]

Momento delicado

Mamma Bruschetta no Fofocalizando, do SBT
Mamma Bruschetta no Fofocalizando, do SBT (divulgação/SBT)

O programa passou por muitas mudanças, e algumas vezes Mamma foi deixada de lado. Nesse período, ela enfrentou um câncer e ficou afastada da atração. Em outubro de 2020 ela foi demitida, e ficou sem o plano de saúde que tanto precisava.

“Ficar afastada da TV nesses dois anos foi um pouco chato, pois não estava no ar mesmo recebendo do SBT. Quando a demissão aconteceu, fiquei sem salário e sem plano de saúde”, contou Mamma Bruschetta em entrevista para a Quem.

Ela se curou do câncer e contou com a ajuda de uma grande amiga: Catia Fonseca acolheu Mamma em seu programa na Band, o Melhor da Tarde.

“Felizmente a Catia Fonseca foi um anjo na minha vida e me convidou para colaborar no programa Melhor da Tarde, me dando a oportunidade de voltar a ter um plano de saúde que me permite continuar meu tratamento. Agora estou feliz com minha volta à televisão e trabalhando com profissionais incríveis”, celebrou.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor