A Globo esquentou a cabeça para pensar em uma forma de Todas as Flores, novela disponibilizada no Globoplay, conseguir angariar patrocinadores e fechar contratos de publicidade, driblando a falta de intervalos comerciais. Desta forma, a trama poderia apresentar um faturamento satisfatório em relação aos gastos que realizou.
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Tudo isso porque, como o folhetim é exibido em plataforma de streaming, não consegue faturar com intervalos comerciais, que vendem cotas milionárias de patrocínio, como é o caso das novelas exibidas na televisão.
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Assim, a produção – que não é nada barata, já que é tratada como se fosse um folhetim do horário nobre e também será exibida pela emissora no próximo ano – precisou de um trabalho específico para chegar em uma forma mais adequada de obter faturamento.
Merchandising em cenas
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Para tal, a emissora pensou em exibir ações de merchandising dentro da própria novela, com personagens interagindo com as marcas. Assim, poderia aumentar o faturamento da história e não a reduzir apenas aos assinantes da plataforma.
O resultado foi positivo e a Natura fechou um plano de patrocínio para participar da primeira leva de capítulos da trama de João Emanuel Carneiro. Para isso, a empresa desembolsou um valor acima dos R$ 7 milhões de reais – cota disponível em um plano distribuído pela Globo para o mercado.
Com o investimento, a empresa de perfumes pagou para fazer parte da história da protagonista da novela, Maíra Cruz, papel vivo por Sophie Charlotte.
As cenas que contam com o patrocínio da marca são desenvolvidas pelo setor de negócios da Globo em conjunto com o departamento artístico da novela.
Patrocinadora garantida
Em conversa com o portal Notícias da TV, Renata Fernandes, diretora de Produtos Digitais da Globo, falou sobre a importância de as inserções serem agradáveis para o telespectador da novela.
“É importante que as ações de conteúdo, ao mesmo tempo que atendam aos objetivos da marca, não interfiram no tom da história, buscando torná-las agradáveis também a quem assiste”, explicou.
Para ela, a chegada da Natura foi importante, pois vai de encontro com a história da obra.
“A Natura entendeu que a trama estava muito alinhada com as mensagens da marca. Tivemos alguns encontros para entender os propósitos da marca e quais gostariam de destacar. E, com isso, desenhamos as cenas e ações para Todas as Flores. Assim, a Natura acompanha toda a jornada da protagonista, desde os primeiros capítulos. Uma parceria que é muito próxima, também, no aspecto comercial”, comentou.
Outros recursos para faturar
Além das ações realizadas dentro do conteúdo da novela, a trama também conta com o recurso “pause ADS”, que insere as marcas das empresas na tela do conteúdo sempre que a atração tem a transmissão pausada.
Para Denise Coutinho, Diretora de Marketing da Natura Brasil, o negócio foi possibilitado pelo fato de a novela mostrar o mundo da perfumaria e que as publicidades são pensadas para imprimirem um ar natural.
“A Natura, como líder em perfumaria no país, tem grande expertise para aportar diferentes conteúdos, como exemplo temos o conhecimento sobre a formação de perfumistas ou o desenvolvimento de fragrâncias, e a Globo nos deu abertura para que fizéssemos essa construção entre diferentes áreas. Com isso, conseguimos apresentar nossos diferenciais e todo o universo mágico da perfumaria que vivemos diariamente”, afirmou.
Renata, da Globo, pensa positivo com o desempenho de Todas as Flores no Globoplay no quesito faturamento e projeta o mesmo sucesso para futuras produções exclusivas para a plataforma.
“A tendência é que novas oportunidades comerciais venham a surgir com o passar do tempo, principalmente com a evolução das TVs conectadas, o que tornará a experiência de consumo no streaming cada vez mais rica para toda a cadeia, especialmente para anunciantes e consumidores”, falou.