Tião Galinha, personagem de Irandhir Santos em Renascer, vai escapar da morte trágica reservada a ele na primeira versão da novela, em 1993. No entanto, ele não deve chegar vivo ao final da trama, que termina em setembro.

Irandhir Santos em Renascer
Irandhir Santos em Renascer

O ex-catador de caranguejo pode morrer como herói, liderando um grupo de assentados sem-terra. O novo destino de Tião lembra bastante a jornada de Regino (Jackson Antunes), o líder dos sem-terra de O Rei do Gado (1996).

Ou seja, Bruno Luperi pode estar se inspirando em outra obra do avô Benedito Ruy Barbosa para dar um final diferente a Tião Galinha.

Tião Galinha morre em Renascer?

Em 1993, Tião Galinha (Osmar Prado) teve uma morte dramática. Após ter sido preso, acusado injustamente de atirar em Teodoro (Herson Capri) – atual Egídio (Vladimir Brichta) -, o tabaréu leva um tapa na cara na prisão. Humilhado, ele se enforca na cela.

Este triste destino não vai se repetir no remake. Nos próximos capítulos de Renascer, Egídio levará um tiro e Tião acabará na cadeia por conta disso. No entanto, Kika (Juliane Araújo) o defenderá e ele será liberado rapidamente.

Mas, apesar de não tirar a própria vida na prisão, Tião Galinha deve, sim, morrer até o final da novela. De acordo com o portal Notícias da TV, o autor Bruno Luperi prepara uma “morte heroica” para o personagem de Irandhir Santos.

Como Tião Galinha morre em Renascer?

O Rei do Gado - Jackson Antunes
Jackson Antunes como Regino em O Rei do Gado (Divulgação / Globo)

De acordo com a publicação, o autor Bruno Luperi tenta esconder o novo final de Tião Galinha a sete chaves. Porém, cogita-se que ele morrerá na reta final do folhetim durante um conflito envolvendo os sem-terra.

Nos mais recentes capítulos da trama, Tião se uniu aos assentados em busca de um “pedacinho de chão”. O sonho do personagem é ter sua própria terra para poder plantar. Mas a luta deve terminar de maneira trágica.

Tião deve ser assassinado por Marçal (Osvaldo Mil) num conflito sangrento. Nos próximos capítulos, Sandra (Giullia Buscacio) proporá que os assentados explorem as roças abandonadas de Egídio e fiquem com metade da produção. Ao que tudo indica, esse acordo deve terminar mal.

Inspiração em O Rei do Gado?

A ideia de que Tião morra como herói durante um conflito envolvendo os sem-terra lembra bastante a história de Regino, personagem de Jackson Antunes em O Rei do Gado. Na trama, também escrita por Benedito Ruy Barbosa, o trabalhador rural integra um grupo de sem-terras que invade uma propriedade de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes).

Ao longo da trama, Regino e seu grupo lutam pelo sonho da reforma agrária. Porém, ele acaba sendo assassinado em uma batalha sangrenta, numa das cenas mais tristes da novela da Globo. Depois disso, ele se torna um símbolo da luta.

Sendo assim, caso Tião realmente morra lutando por seu “pedacinho de chão”, ele terá o mesmo triste destino de Regino em O Rei do Gado. Não deixa de ser uma homenagem de Bruno Luperi ao avô Benedito Ruy Barbosa.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor